21 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Vila Real de Santo António Nova avança com requalificação de frente ribeirinha

25 de Setembro de 2015 às 11:20:06

tamanho da letra:

Notícias

A medida permite levar a cabo uma das maiores operações de renovação urbana do concelho, devolvendo o rio Guadiana à cidade, afirma a autarquia em comunicado. Incentivos à requalificação ambiental e urbanística são pontos fortes do projeto.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai avançar com a criação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Frente Ribeirinha da cidade, na zona compreendida entre a Docapesca e a Foz do Rio Guadiana, com o objetivo de colocar um fim à degradação nestes pontos.
A implementação da ARU da frente ribeirinha de VRSA atribui à área um conjunto significativo de incentivos para facilitar o investimento e a reabilitação urbana, permitindo aos proprietários de terrenos privados o acesso facilitado a um conjunto de benefícios e incentivos fiscais e financeiros.
De forma a fasear as operações de requalificação, a nova ARU será dividida em cinco unidades de intervenção: zona industrial norte; zona da muralha; porto de recreio; zona habitacional e turística do Lazareto; e zona da Ponta da Areia, junto à foz do Guadiana.
Com estas medidas, pretende-se a deslocalização dos setores industriais que foram crescendo junto à foz do Guadiana, sediando-os na futura zona industrial norte da cidade. Ao mesmo tempo, prevê-se a reformulação de todo o espaço pedonal, assim como a criação, a sul, de uma zona turística de elevados padrões urbanísticos.
A nova ARU de VRSA foi já aprovada em reunião de Câmara e será agora submetida à Assembleia Municipal, dando origem à criação de uma Operação de Requalificação Urbana para esta área, no prazo de três anos. Com este conjunto de operações, a autarquia entende estarem criadas as condições para iniciar o desenvolvimento sustentado de todas as potencialidades ambientais, paisagísticas, económicas e turísticas das margens do Rio Guadiana.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.