11 / Dezembro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Internacionalização e certificação de produtos para exportação impulsionam crescimento da CERTIF

17 de Agosto de 2015 às 09:47:50

tamanho da letra:

Notícias

A procura de novas certificações para equipamentos destinados à exportação regista um peso significativo no crescimento verificado pela CERTIF - Associação para a Certificação durante o primeiro semestre, cuja performance, conforme salienta a mesma em comunicado, resultou no reforço da liderança de mercado de certificação de produtos e serviços, com uma quota superior a 90%.

O crescimento da Associação verificou-se não apenas em certificados emitidos, mas também em número de clientes.
O setor elétrico teve ainda destaque através das certificações solicitadas para novos cabos. Na certificação de serviços, destacam-se 300 novos certificados emitidos (contra 250 em todo o ano de 2014) para o serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fruoretados com efeito de estufa. A certificação de sistemas de gestão registou um acréscimo de 10%.
A aposta na internacionalização intensificou-se, com a procura, por parte de vários clientes, de certificações noutros paises e recorrendo à CERTIF para instrução dos processos, através de laboratórios nacionais, com substancial redução de custos e mais eficaz acompanhamento de todo o processo.
Com clientes em todos os continentes, a CERTIF tem parcerias estabelecidas em países como Austrália, Brasil, Chipre, Espanha e Itália.

Certificação de produtos

Apesar da oferta muito diversificada ao nível da certificação de produtos, a CERTIF tem vindo a alargar o seu âmbito para novas normas. Merece particular realce o setor elétrico onde o dinamismo na procura de novas certificações é de assinalar. Neste semestre para além de novos cabos elétricos a assinalar máquinas destinadas à exportação.
A distribuição setorial era a seguinte no 1º semestre:

Declaração Ambiental do Produto

Enquanto organismo responsável pela verificação e validação das Declarações Ambientais de Produto (DAP) reconhecido pela Plataforma para a Construção Sustentável – Centro Habitat, tem já concluída a primeira Declaração Ambiental do Produto (DAP) da qual se aguarda a publicação por parte do operador do Programa.

Certificação de Serviços

A atividade de certificação do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, teve, neste semestre, uma procura ainda mais intensa, tendo sido emitidos perto de 300 novos certificados, contra os 250 do ano anterior.
A CERTIF tem ativas as seguintes certificações de serviços: consultoria em higiene e segurança alimentar para estabelecimentos de restauração e bebidas; gestão administrativa de recursos humanos; serviço de formação profissional; serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos (Reg. 842/2006 e 303/2008); transportes públicos de passageiros.

Marcação CE

A CERTIF alargou a sua base de clientes, em Portugal e no estrangeiro, tendo emitido cerca de 100 novos certificados, o que permitiu estender a atuação a uma nova norma sobre perfis de alumínio.

Certificação de sistemas de gestão

Embora com um número de certificados emitidos ainda reduzido, uma vez que não se trata do seu core business, houve lugar a um acréscimo de 10% no número de clientes, na maioria a empresas que certificam o sistema de gestão e os seus produtos ou serviços.

Certificação de pessoas

Esta certificação é fruto de uma cooperação com a ADENE, responsável pela formação nestes domínios.
No final do semestre estavam certificados 159 técnicos nos seguintes domínios: auditores para a norma ISO 50001 (74); instaladores de janelas eficientes (20); projetistas de sistemas solares térmicos (19); projetistas de térmica de edifícios (46)

Relações internacionais

A CERTIF definiu como prioridade o acompanhamento e apoio aos seus clientes nos processos de internacionalização e exportação. Para isso tem procurado obter quer o reconhecimento dos seus certificados quer a sua própria qualificação em mercados onde tal é exigido.
Como parte dessa estratégia, a CERTIF é membro de várias associações de organismos de certificação ao nível europeu e internacional onde es estabelecem acordos de reconhecimento.
A CERTIF continuou a ser o representante dos Organismos Notificados nacionais para o Regulamento dos Produtos da Construção junto do respetivo Advisory Board ao nível europeu.
Este semestre foi particularmente ativo com vários clientes, procurando certificações noutros países e recorrendo à CERTIF para instrução dos processos. O facto de a CERTIF poder realizar as auditorias e recorrer a laboratórios nacionais reduz, por isso, os custos e permite um acompanhamento mais eficaz de todo o processo.
Com clientes em todos os continentes a CERTIF tem parcerias estabelecidas em países como Austrália, Brasil, Chipre Espanha e Itália.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.