22 / Outubro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Ponte de Laguna, no Brasil, construída com tecnologia portuguesa inovadora da BERD

15 de Julho de 2015 às 09:32:43

tamanho da letra:

Notícias

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, inaugurou no dia 15 de julho a ponte de Laguna, uma obra construída com a tecnologia portuguesa inovadora da BERD.

A primeira lançadeira BERD, LG 50/100, foi especialmente concebida para a construção da Ponte Anita Garibaldi em Laguna, no Estado de Santa Catarina, Brasil. 
A ponte de Laguna é uma obra notável pela sua grandiosidade, sendo a primeira ponte atirantada em curva do Brasil, e tem 2,8 km de comprimento. A lançadeira usada nesta ponte foi criada pela BERD e está dotada do sistema OPS, o que permitiu efetuar a construção dos 40 vãos correntes de 50 m vão a vão, em ciclos de 4 dias, através do método de aduelas pré-fabricadas, tendo mesmo atingido ciclos de 3,5 dias. A produtividade do equipamento atingiu, em momentos de pico, 400 m/ mês. 
Pedro Pacheco, CEO da BERD, afirma a propósito desta obra: “A ponte de Laguna BERD foi para nós um desafio conjunto com o Consórcio Ponte de Laguna (…). O resultado é extramente gratificante, congratulando-se a BERD por, uma vez mais, acompanhar os seus clientes e ultrapassar as suas expectativas, com trabalhos de elevada qualidade e competência e superando os prazos de execução previstos.”
Centrada na promoção da inovação nesta área tecnológica, a BERD vai estabelecer uma parceria com a FEUP- Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, para promover o lançamento do Prémio Mundial de Inovação em Engenharia de Pontes “BERD-FEUP WIBE 2017”.

Uma empresa no TOP 3 nas soluções para Engenharia de Pontes

Fundada em 2006, fruto do espirito empreendedor do seu atual presidente, Pedro Pacheco, a BERD nasceu com o objetivo de explorar comercialmente as vantagens do Sistema de Pré-esforço Orgânico (OPS), desenvolvido pelo grupo OPS da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Sedeada em Matosinhos, a BERD iniciou o seu processo de internacionalização em 2007 e está presente em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Polónia, Roménia, Estados Unidos, Rússia, Turquia, República Checa, Eslováquia, Índia, Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, entre outros.
Em 2015, a empresa atingiu o TOP 3 mundial na área de soluções para Engenharia de Pontes, mantendo o registo de 100% de Exportação há 4 anos consecutivos.
O inovador M1 é a nova aposta da BERD, que investiu na criação do maior cimbre para construção de pontes. A BERD - Bridge Engineering Research & Design - enquanto empresa na área de métodos construtivos para a construção de pontes e viadutos, tem como principais atividades a consultoria, o projeto, a Investigação & Desenvolvimento, com soluções de vanguarda na engenharia de pontes.
A sua ação está focalizada na pesquisa e no desenvolvimento de novas soluções em metodologias de construção de pontes, que, aliadas a um intenso e sistemático estudo de métodos convencionais, permite minimizar os custos de construção, aumentar a eficiência e garantir padrões elevados de segurança.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.