19 / Setembro / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Câmara de Lisboa inaugura Terraços do Carmo e Elevador de Santa Luzia

11 de Junho de 2015 às 15:52:16

tamanho da letra:

Notícias

A Câmara Municipal de Lisboa inaugurou os novos Terraços do Carmo e o Elevador de Santa Luzia, duas novas infraestruturas que pretendem melhorar a mobilidade na cidade.

Em causa está um investimento, nos dois equipamentos, de 3 milhões de euros, cofinanciado pelo Turismo de Portugal, cuja razão remonta ao incêndio do Chiado, que ocorreu em 1988 e obrigou a uma recuperação da área ardida. Segundo a autarquia lisboeta, “para desenvolvimento de um plano de recuperação/reabilitação foi convidado o arquiteto Álvaro Siza Vieira, que elaborou o Plano de Pormenor da Recuperação da Zona Sinistrada do Chiado. Este plano foi executado de forma gradual, tendo ficado por concluir a ligação do Pátio B às ruínas da Igreja do Carmo, ao largo do Carmo e ao elevador de Santa Justa. Considerou-se necessário concluir um percurso de lógica urbana e refazer o que antes existiu, promovendo a revitalização de espaços abandonados no coração da cidade”.
Assim, a ligação do percurso pedonal do Pátio B (na Rua Garret) ao Largo do Carmo e aos Terraços do Carmo constitui um projeto estruturante e estratégico para a Baixa – Chiado que conclui o estabelecido no Plano de Pormenor e nos planos particularizados para esta zona, acrescenta a CML.
Com a intervenção vence-se o desnível topográfico existente entre a plataforma do “Pátio B” e o portal Sul do Convento do Carmo, articulando os espaços de forma integrada, aliando a valorização patrimonial deste local à criação de um espaço público de lazer nos Terraços do Carmo como prolongamento natural do percurso pedonal.
Por outro lado, o Elevador de Santa Luzia “permite uma rápida ligação entre o coração de Afama e o miradouro de Santa Luzia”. Neste caso, o projeto de arquitetura é assinado por Frederico Valsassina e Mónica Mendes Godinho.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.