18 / Outubro / 2019

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

“Casa da Severa” distinguida com Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015

26 de Maio de 2015 às 11:57:14

tamanho da letra:

Notícias

O edifício Casa da Severa foi distinguido com o prémio “Melhor Intervenção com Impacto Social” e o prémio “Melhor Intervenção na Cidade de Lisboa”, no âmbito do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015.

O projeto, da autoria da José Adrião Arquitectos e cuja candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa, tem como objetivo a transformação de um edifício de habitação situado no Largo da Severa, antiga Rua do Capelão, na Mouraria, em Lisboa, num equipamento cultural designado por Casa da Severa.
O edifício original, com três pisos mais sótão e o total de seis frações destinadas a habitação, apresentava – como resultado de sucessivas transformações e compartimentação interior - diferentes problemas estruturais e escassas condições para habitar, nomeadamente deficientes instalações sanitárias e espaços úteis manifestamente exíguos.
De modo a adaptar o espaço existente ao novo programa público, optou-se demolir o interior do edifício e preservar o seu exterior mantendo a sua forte identidade urbana. O acesso ao café/restaurante - espaço principal do equipamento - faz-se diretamente a partir do espaço público através de uma escadaria. Esta escadaria funciona simultaneamente como zona de estar exterior do equipamento. A sala principal tira partido da máxima altura interior disponível atingindo um pé-direito de 6,50 metros. Uma das paredes da sala funciona como zona de projeção de vídeos. No piso térreo estão situadas todas as zonas técnicas do programa, tais como cozinha, instalações sanitárias e arrumos. Um elevador permite o acesso a pessoas com a mobilidade reduzida a todas as zonas públicas do equipamento.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.