29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Estratégia Nacional para a Habitação em consulta pública até 29 de maio

13 de Maio de 2015 às 16:54:50

tamanho da letra:

Notícias

A Estratégia Nacional para a Habitação, que tem como principal objetivo “a criação de condições que facilitem o acesso das famílias à habitação”, encontra-se em consulta pública até ao próximo dia 29 de maio.

A proposta da Estratégia Nacional para a Habitação foi apresentada pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, no âmbito da 1.ª Conferência Nacional da Habitação, organizada pela Agência Independente da Habitação e da Cidade, com o apoio do IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, do Montepio e do LNEC, que se realizou no dia 8 de maio no LNEC.
Em causa está uma proposta que aborda um diversificado conjunto de matérias relacionadas com a habitação, nomeadamente reabilitação urbana, arrendamento habitacional e qualificação dos alojamentos, que constituem os três pilares da estratégia e que se desdobram em 8 desafios e em 34 medidas e iniciativas.
Este documento pretende conjugar as políticas públicas para atrair investimento privado, articular as políticas económica e fiscal para criar riqueza, poupança e gerar diversificação de oferta habitacional. Simultaneamente, visa ajustar o quadro legal às novas realidades económica, social e demográfica, contribuindo para a dinamização deste setor.
Dada a importância estratégica deste documento para o setor da habitação e da reabilitação urbana, o Governo decidiu proceder à sua consulta pública, para recolha de contributos de todos os interessados, os quais poderão ser comunicados através de um questionário que está disponível no Portal da Habitação.

Habitação e Reabilitação Urbana em debate

O debate público sobre a Estratégia Nacional para a Habitação foi um dos pontos na agenda da 1.ª Conferência Nacional da Habitação, no decurso da qual foi ainda discutida a possibilidade de um “Novo Código das Edificação” e abordado o tema “Experiência da Habitação na Cidade de Toronto”, que contou com a intervenção da respetiva Vereadora da Habitação, Ana Bailão, que deu a conhecer a realidade naquele município no domínio da Habitação Social e que se prende, entre outros aspetos, com o direcionamento dos investimentos federais na locação e propriedade da habitação a preços acessíveis, em parceria com empreendedores privados e sem fins lucrativos.

 


 

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.