29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Parques de Sintra investe 35 mil euros na recuperação de sala do Palácio de Monserrate

26 de Fevereiro de 2015 às 15:43:58

tamanho da letra:

Notícias

A Parques de Sintra tem em curso, desde o início do mês de fevereiro, a recuperação e revalorização da Sala de Estar Indiana, no Palácio de Monserrate, que se prevê terminar em maio.

Esta intervenção, com um investimento de 35 mil euros, insere-se no projeto global de restauro do Palácio de Monserrate, sendo este o último grande espaço do percurso de visita que ainda não tinha sofrido intervenções profundas.
O projeto visa reconstituir e estabilizar todos os materiais presentes no espaço, permitindo a devolução da sua unidade estética. A intervenção incluirá todas as estruturas integradas, nomeadamente a reconstituição do teto, no qual painéis de estuque são aplicados sobre reboco suportado por pequenas fasquias de madeira pregadas às vigas, a consolidação e tratamento integral da parte do teto ainda existente, os revestimentos parietais com os seus frisos dourados e os rodapés em estuque polido.
A Sala de Estar Indiana tem problemas semelhantes aos verificados nos restantes espaços já intervencionados, como a sobreposição de camadas de tinta ou as degradações provenientes dos sucessivos anos sem manutenção. Acresce ainda uma intervenção de reconstituição anterior em parte do teto, provavelmente na sequência de alterações efetuadas no piso superior, na qual não foram utilizados materiais tradicionais, nem se atendeu ao ritmo da composição decorativa, explica em comunicado a Parques de Sintra.
A moldura em madeira dourada do espelho, a lareira em mármore e o pavimento em madeira serão igualmente alvo de tratamento.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.