23 / Setembro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

CERTIEL alerta para cuidados na instalação de enfeites luminosos

19 de Dezembro de 2014 às 15:25:08

tamanho da letra:

Notícias

Em quadra de Natal, a CERTIEL – Associação Certificadora de Instalações Elétricas alerta para a importância dos comportamentos a adotar na instalação de enfeites luminosos em contexto doméstico, de forma a evitar riscos que ponham em causa a segurança de pessoas e bens.

“Os enfeites luminosos podem constituir riscos à segurança dos utilizadores se apresentarem defeitos ou se forem instalados incorretamente”, refere Carlos Ferreira Botelho, presidente da CERTIEL, para quem “é essencial privilegiar a qualidade deste tipo de material no momento da compra”. Mas isso, por si só, não chega. Conforme alerta este responsável, “muitas das vezes, a iluminação de Natal é guardada em locais húmidos ou poeirentos de onde é retirada apenas uma vez por ano. Com o passar dos anos, as lâmpadas e os cabos podem deteriorar-se”, explica Carlos Ferreira Botelho.
Assim, a CERTIEL recomenda que sejam sempre seguidas as indicações do fabricante, além de considerar necessário verificar se o cabo e as lâmpadas não se encontram danificadas. Caso seja necessária a substituição de uma lâmpada, a CERTIEL aconselha que seja escolhida uma equivalente à original e ainda, a substituição imediata de lâmpadas fundidas, para evitar o sobreaquecimento do produto. A Associação salienta igualmente a importância de se desligar a iluminação em caso de ausência da habitação ou durante o período da noite.     
Entre os comportamentos de risco mais comuns, o presidente da CERTIEL aponta “a substituição de lâmpadas com a iluminação ligada, o uso de iluminação deste tipo no exterior sem que haja essa indicação por parte do fabricante, permitir que as crianças brinquem com a iluminação ou ligar várias séries numa só tomada com recurso a fichas triplas em excesso”.     

Símbolos importantes a ter em conta

Relativamente à instalação dos enfeites luminosos, é importante ter em conta que não devem estar junto de materiais inflamáveis por haver risco acrescido de incêndio. Apenas os produtos marcados com um símbolo constituído por um “F” dentro de um triângulo invertido são adequados para serem instalados junto a substâncias inflamáveis, como a madeira. Comparativamente às lâmpadas tradicionais, as lâmpadas com tecnologia LED são as que menos aquecem, reduzindo o risco de incêndio e queimaduras, e também as que menos energia consomem, sendo mais económicas, além de mais resistentes e duráveis.
No que respeita à instalação da iluminação de Natal no exterior, esta deve ter a proteção adequada para estar exposta às intempéries, como a chuva, a neve ou o sol. Como tal, nas características da iluminação deve estar marcado o código IP 23 ou superior, sendo o mais frequente o IP 44, índice este associado à proteção contra influências ambientais. Quanto mais elevado for o número apresentado, maior a proteção oferecida. Para instalação da iluminação no exterior é recomendável que o transformador e as tomadas de ligação da iluminação estejam no interior da habitação ou com proteção adequada.
Quanto às considerações a ter no ato da compra dos enfeites luminosos de Natal, a CERTIEL destaca a importância da presença da “marcação CE”, que indica a conformidade de um produto com os requisitos estabelecidos em diretivas comunitárias, condição para poder ser comercializado nos países da Comunidade Europeia. Os procedimentos de avaliação da conformidade dos produtos com as normas das diretivas europeias visam garantir que estes estão de acordo com exigências no que concerne à saúde e segurança dos utilizadores e consumidores.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.