14 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Arquiteto português vence concurso internacional Prologis 2013 Design Awards

24 de Outubro de 2014 às 16:06:54

tamanho da letra:

Notícias

O arquiteto português Luís Guimarães, da FLUXO interactive architecture, ganhou o primeiro prémio no Concurso Internacional “Prologis 2013 Design-Design the future for Logistics Buildings”.

Natural do Porto, o arquiteto fundou e lidera o gabinete de arquitetura com sede em Düsseldorf, na Alemanha, e conquistou o galardão em colaboração com os escritórios Kruschina e DE VISU (Sébastien Bernard).
O concurso, aberto a empresas de arquitetura com sede na Europa do Norte, é uma iniciativa do grupo internacional de logística PROLOGIS sobre o tema “Think out of the Box”, ou seja, lançando o desafio de projetar imobiliário de uso logístico com um olhar inovador.
Considerando que os autores do projeto apresentaram com sucesso um design que é “Think out of the Box”, o júri destacou que este se distingue por ser “um edifício que é único na sua conceção arquitetónica e pouco usual no contexto dos edifícios logísticos, e que entra em diálogo com o seu meio e é pleno de urbanidade”.
"Com o concurso, a Prologis fixou o objetivo de promover projetos inovadores para propriedades de logística, as quais são muito mais do que apenas salas funcionais", diz Thomas Karmann, vice-presidente sénior, diretor regional Norte da Europa, na Prologis. "Tal como os nossos clientes, nós, como promotores e proprietários, queremos promover a longo-prazo projetos de elevada qualidade, que recorram aos melhores materiais e a critérios ideais de sustentabilidade. Os nossos sistemas têm de alcançar elevados padrões técnicos para criar processos logísticos eficientes e têm de se adaptar em termos de eficiência energética. O projeto vencedor cumpriu esses requisitos com a sua conceção".
Distinguindo-se por ser “uma proposta convincente e bem conseguida da integração de edifícios logísticos no contexto urbano e paisagístico”, o projeto vencedor apresenta uma solução arquitectónica que recorre à implantação do corpo do edifício sobre colunas e sobre a autoestrada, fazendo com que a nave pareça não apenas maior como também dando uma resposta à falta de terrenos para novas infraestruturas na proximidade dos aglomerados urbanos. Uma vantagem adicional nesta solução é permitir a redução dos ruídos, ao mesmo tempo que tira partido da grande exposição que advém da sua localização, já que toda a gente passa na autoestrada.
“A sua ligeireza e elegância resultante da utilização de materiais inteligentes e inovadores, como fibras de carbono e membranas plurifuncionais insufláveis, fazem desta construção um caso especial dentro do mundo da logística. A transparência destes materiais permite a utilização da luz solar no interior. A fachada multimédia é um elemento que interliga a empresa no seu contexto e que pode ser utilizada com fins comerciais e para publicidade”, explica Luís Guimarães.
O potencial e flexibilidade de usos e as acessibilidades são outros aspetos que contribuem para a singularidade desta proposta, que aproveita uma ligação a toda a rede viária e funciona como intercâmbio entre o transporte global e o local.
"Os resultados são muito esclarecedores", diz o presidente do Júri Mike Schlaich, sócio principal da Schlaich bergemann und partner, acrescentando que estes "comprovam que os edifícios da indústria logística também podem contribuir para o futuro da arquitetura."
A Prologis revelou os vencedores do Prologis 2013 Design Awards na sua representação da feira internacional de imobiliário EXPO REAL em Munique, no início de outubro. O resultado foi apresentado por um Júri interdisciplinar constituído por representantes da empresa, utilizadores, arquitetos e engenheiros, que evidenciaram o caráter inovador da proposta vencedora.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.