19 / Novembro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

AIE comemora 60º aniversário na Eslovénia e elege novo presidente

23 de Setembro de 2014 às 16:20:49

tamanho da letra:

Notícias

O Conselho de Delegados da AIE- Associação Europeia dos Instaladores de Eletricidade, que comemora o seu 60º aniversário, elegeu um novo presidente e vice-presidente durante a sua Conferência anual, que decorreu de 11 a 13 setembro, na cidade de Portorož, na Eslovénia.

O novo presidente da AIE, Allan Littler (ECA‐UK), tem um longo currículo, tanto como profissional como dentro da vida associativa, tendo sido presidente da Associação de  Instaladores de Eletricidade da Inglaterra (ECA) em 2008-09, membro do Conselho da ECA em 2001-2010 e, desde 2010, membro do Comité de Coordenação Política da AIE.
Na ocasião Allan Littler, que tem agora na vice-presidência Thomas Carlsson (EIO‐Sweden), agradeceu ao seu antecessor Thomas Carlsson (EIO-Suécia) o “bem-sucedido e excecional período de 4 anos” durante o qual presidiu à Associação e declarou que vai procurar, durante a sua presidência, “maximizar as oportunidades para as empresas instaladoras de eletricidade, incentivar a participação e apoio dentro da AIE, ciente da necessidade de assegurar rentabilidade e concentração nos desafios que o setor enfrenta”. 
Durante a Conferência, que foi promovida pelo seu novo membro associado esloveno (EZS / OZS), os delegados da AIE assistiram às apresentações de Dennis Quebe, e de John Grau, respetivamente, presidente e CEO da NECA (Associação Nacional dos Instaladores de Eletricidade dos EUA) sobre a perspetiva do setor das instalações elétricas nos Estados Unidos, seguida de uma apresentação sobre as eleições europeias em 2014, o seu impacto nas políticas da UE e os dossiers dos Comissários da UE. Duas outras apresentações sobre E-mobility / Veículos Elétricos e as mais recentes perspetivas sobre o desenvolvimento fotovoltaico na Europa ilustraram as oportunidades atuais para a indústria das instalações elétricas.
Evelyne Schellekens, secretária-geral da AIE informou sobre as atividades da AIE durante o ano passado, fazendo referência ao plano de ação da AIE para 2013-2014 e perspetivando as ações para 2014-2015. "Tendo em conta o conflito Ucrânia-Rússia e a ameaça da insegurança energética com ele relacionada, o contexto geopolítico não pode ser ignorado nos debates em curso sobre o quadro até 2030, a estratégia de segurança da UE e a próxima revisão de várias diretivas conexas”, disse a responsável.
Após uma extensa imagem sobre os desafios da UE 2030 para as Políticas do Clima e a Energia, a responsável afirmou que um dos principais pontos no plano de ação da AIE é rever o fato de o fator de Conversão de Energia Primária utilizada para a eletricidade ter um impacto direto sobre os produtos elétricos e a implementação de soluções eficientes de energia elétrica.
Com a revisão das diretivas de Ecodesign, sobre a Rotulagem e sobre Eficiência Energética na calha, este é o momento certo para colocar esta questão em cima da mesa questão em cima da mesa e ter uma aliança forte como aquela que a AIE criou dentro da cadeia de valor do setor elétrico, afirmou. A secretária-geral da AIE concluiu sua intervenção convidando os delegados a deslocarem-se a Lille, para o Euroskills, e a apoiarem os jovens que competem na categoria das Instalações Elétricas.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.