09 / Dezembro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Arquitetos debateram internacionalização no Roca Lisboa Gallery

17 de Setembro de 2014 às 12:16:08

tamanho da letra:

Notícias

O Roca Lisboa Gallery, em parceria com o LaMIPA, promoveu um debate entre arquitetos portugueses, no seguimento da inauguração da mais recente exposição “Arquitetura para um novo cenário”, uma iniciativa em formato audiovisual, que apresenta um conjunto de 12 projetos arquitetónicos de sucesso, da autoria de 12 ateliers em Portugal e Espanha.

O debate teve como principal temática os sucessos e os insucessos da internacionalização dos arquitetos portugueses e contou com a presença de Pedro Matos Gameiro (matos gameiro arquitectos), Marta Frazão (Atelier Data) e Nuno Lacerda Lopes (CNLL). O debate, antecedido por uma introdução de cada um dos oradores, teve como foco central as experiências de internacionalização dos arquitetos portugueses e as dificuldades com que se deparam todos aqueles que pretendem expandir a sua atividade a outros países.  
No evento, que contou com uma assistência composta por arquitetos, estudantes e meios de comunicação, entre outros, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as 12 obras expostas, através das telas exibidas ou dos 12 vídeos que passam continuamente nos quatro pisos do Roca Lisboa Gallery.
Esta exposição surge no seguimento daquele que é o principal propósito do LaMIPA: divulgar à escala mundial, e através de suportes sobretudo audiovisuais, um conjunto de projetos arquitetónicos de sucesso, da autoria de 12 ateliers de arquitetura em Portugal e Espanha.
A arquiteta Sofia Machado, co-Fundadora do LaMIPA, aproveitou a ocasião para explicar aos presentes quais os propósitos do projeto LaMIPA, alertando para a problemática do desafio e as dificuldades sentidas pelos arquitetos que deixam o País à procura de melhores projetos e novos desafios para os seus ateliers.
Sofia Machado afirmou que “ Portugal e Espanha devem juntar esforços de modo a aumentar a sua escala, podendo assim penetrar com outro impacto no mercado internacional”.
Esta é mais uma iniciativa desenvolvida pelo Roca Lisboa Gallery, na senda do compromisso assumido pela Roca, como sendo uma plataforma aberta ao debate e à intervenção cultural, onde diferentes agentes dos mais diversos setores trabalham em conjunto em prol da criação de novos modelos de sociedade, assentes em valores como o design, a inovação e a sustentabilidade.  

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.