22 / Setembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

CERTIF aumenta carteira de clientes e alarga áreas de reconhecimento internacional

01 de Setembro de 2014 às 11:07:37

tamanho da letra:

Notícias

A CERTIF - Associação para a Certificação aumentou no primeiro semestre deste ano o número de clientes, alargou as suas áreas de reconhecimento internacional e iniciou a primeira avaliação para uma Declaração Ambiental de Produto (DAP).

A CERTIF - Associação para a Certificação aumentou no primeiro semestre deste ano o número de clientes, alargou as suas áreas de reconhecimento internacional e iniciou a primeira avaliação para uma Declaração Ambiental de Produto (DAP).
No entanto e conforme explica em comunicado, “a aparente manutenção da situação relativamente a novos esquemas ou novos tipos de produtos foi contrariada por um grande dinamismo na procura ao nível da oferta já existente”.
Os setores da Construção, Elétrico e Telecomunicações foram os que mais contribuíram para o dinamismo registado na procura ao nível de esquemas de certificação já disponíveis. A atividade estende-se a 25 países e a faturação fora de Portugal representa 45% do total.

Certificação de produtos
Com efeito, explica-se, a Associação tem hoje uma oferta muito extensa no âmbito de normas para a certificação de produtos e tem vindo a aumentar quer o número de clientes, quer o grau de penetração em clientes atuais, que solicitam certificação de novas gamas, sobretudo para concorrer em mercados externos.


A distribuição setorial era a seguinte no 1º semestre:

Declaração Ambiental de Produto

A CERTIF foi reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável - Centro Habitat como organismo de certificação que gere uma bolsa de verificadores encarregues de verificar e validar as Declarações Ambientais de Produto das empresas que pretendam, depois, o seu registo no Sistema DAP.
Neste âmbito, foram recebidos já três processos de verificação de DAP, que irão depois integrar o registo nacional.

Certificação de serviços

Por outro lado, a certificação do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa, em conformidade com os Regulamentos (CE) n.º 824/2006 e n.º 303/2008 e Decreto-lei n.º 56/2011, de 21 de Abril, teve uma evolução significativa.
Iniciaram já o processo mais de 180 empresas, mas só cerca de 70 obtiveram já o certificado, após demonstrarem o cumprimento dos requisitos na sequência duma inspeção efetuada pela CERTIF.

Marcação CE

No que se refere ao Regulamento dos Produtos da Construção, a CERTIF continua a registar intensa atividade, sendo um dos Organismos Notificados com maior âmbito ao nível europeu. Com esta política a CERTIF pretende estar preparada para responder às necessidades das empresas portuguesas, sobretudo em setores em que a oferta de mercado é mais reduzida.
Foram emitidos pela primeira vez certificados para: elementos de lajes de drenagem para pavimento em estábulos; fibras poliméricas para betão; lamas asfálticas.
Durante o semestre foram emitidos mais de 150 certificados.

Certificação de pessoas
Fruto de uma parceria com a ADENE, a CERTIF iniciou em 2013 a atividade de certificação de pessoas, que abrange a certificação de auditores para a realização de auditorias a sistemas de gestão de energia, projetistas de sistemas solares térmicos e instaladores de janelas eficientes.
Existem, neste momento, cerca de 100 técnicos com certificação, dos quais 12 obtiveram o seu certificado já este ano.
A certificação de sistemas é o setor com menos intervenção da CERTIF, que conta com cerca de 70 empresas certificadas, e onde se nota de forma mais agravada a influência da crise que o País atravessa, segundo explica o comunicado da Associação.

Relações externas
Os acordos e reconhecimentos da CERTIF no exterior, seja com outros organismos de certificação, seja ao nível das autoridades públicas, são um dos seus principais ativos. O esforço na manutenção e no alargamento a outros países dessa qualificação continuam a ser a sua primeira prioridade.
Este trabalho permite aos clientes da CERTIF o acesso a mercados externos, seja pela aceitação de marcas europeias de que é coproprietária, seja pela aceitação formal dos seus certificados.
Durante o semestre passado, a CERTIF foi avaliada e reconhecida ao nível dos Emirados Árabes Unidos para a certificação de vários produtos no âmbito da segurança contra incêndio.
A CERTIF, com clientes em 25 países, mantém uma parceria ativa com entidades do Brasil, Chipre e Itália, que contribuem significativamente para os cerca de 45% de faturação que a Associação tem no estrangeiro.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.