Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
19 de Agosto de 2014 às 11:24:31
tamanho da letra:
As plataformas eletrónicas de contratação pública passaram a estar obrigadas a aceitar os certificados de validação cronológica emitidos por qualquer entidade de certificação eletrónica, que possua esse serviço registado, credenciada e publicado na Trusted – Service Status List emitida pela Autoridade Credenciadora Nacional.
Esta obrigatoriedade decorre do Despacho n.º 10563/2014, do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER) e publicado a 14 de agosto, que considera igualmente aplicável aos certificados de validação cronológica emitidos por entidades de certificação eletrónica que possuam este serviço devidamente credenciado o princípio de aceitação dos certificados eletrónicos qualificados de assinatura eletrónica.
O mesmo diploma salienta ainda que, tendo já ocorrido a primeira credenciação de um serviço de emissão de certificados de validação cronológica aberto ao mercado em Portugal, estão criadas as condições legais para que estes certificados sejam obrigatoriamente aceites.
Entre outros aspetos, o Despacho n.º 10563/2014 fixa os prazos para a aceitação dos certificados de validação cronológica e obriga as plataformas eletrónicas a publicitarem, nos respetivos portais na Internet, a aceitação dos mesmos. E, não obstando a que as plataformas eletrónicas de contratação pública possam, elas próprias, continuar a disponibilizar o serviço de validação cronológica, impõe que este seja prestado “no estrito cumprimento da Portaria n.º 701-G/2008 e sem caráter obrigatório para as entidades interessadas”.
Saliente-se que estas medidas eram há muito defendidas pela AECOPS, que continua, ainda assim, a insistir por uma regulamentação da atividade das plataformas eletrónicas e da Contratação Pública Eletrónica que resolva todas as dificuldades sentidas pelas empresas e que salvaguarde os princípios da transparência, igualdade e concorrência.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Declaração inicial do beneficiário efetivo ainda pode ser entregue
13 de Dezembro de 2019
Baixa do Porto com carteira de 50 projetos imobiliários no 1º semestre
11 de Dezembro de 2019
Belas Clube de Campo recebe primeiras aplicações do índice de Eficiência Hídrica
10 de Dezembro de 2019
Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020 decorrem até 7 de fevereiro
09 de Dezembro de 2019
Novas linhas do metro do Porto serão construídas em PPP
02 de Junho de 2010
Incentivo da “troika” ao arrendamento é oportunidade para construtoras escoarem produção
06 de Maio de 2011
Concurso Porta 65 Jovem abre no próximo dia 26
14 de Abril de 2011
Acordo com Venezuela implica construção de 12.500 habitações sociais
31 de Maio de 2010