22 / Setembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Roca Lisboa Gallery acolheu debate “Por uma Arquitetura Eficiente”

23 de Julho de 2014 às 16:54:20

tamanho da letra:

Notícias

O Roca Lisboa Gallery, em parceria com o Wits Institute, reuniu diversos especialistas numa conferência que teve como principal tema, Por uma Arquitetura Eficiente – Certificar Ambiental e Energeticamente: Projetos Exemplares.

Entre o painel de oradores estiveram presentes Carlos Barbosa, professor do IADE Creative University, Manuel Pinheiro, professor do Instituto Superior Técnico e Coordenador da Certificação LiderA, Paulo Partidário, da Unidade de Eficiência Energética do LNEG, e Paulo Martins, também ele em representação do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.
Do lado dos participantes, marcaram presença arquitetos, empresários, académicos e meios de comunicação especializados, com conhecimentos nas várias áreas.
Carlos Barbosa, responsável por contextualizar o tema, explicou o porquê da energia se ter convertido num fator de industrialização e de que forma a gestão ecoeficiente da energia deve responder a critérios biomiméticos, considerando a relação entre a natureza, a saúde e o bem-estar em oposição à contaminação e ao stress ambiental.
Manuel Pinheiro abordou os desafios dos ambientes construídos, que são os que consomem mais de 40% da energia que produzimos e que a avaliação de edifícios com selo PassivHaus pode ajudar a que a arquitetura e a construção mudem o paradigma. O responsável pelo selo LiderA apresentou dados realmente inesperados sobre a grande influência dos transportes, das cidades e da forma de viver, na fatura energética e hídrica.
Os responsáveis pela Unidade de Eficiência Energética do LNEG, Paulo Partidário e Paulo Martins, mostraram os primeiros resultados do programa europeu EnerBuiLCA, que identifica os tópicos que influem no ciclo de vida dos edifícios que foram concebidos para serem Zero Energy, ou seja, consumidores nulos ou quase nulos de energia.
As intervenções enriqueceram o debate final, gerando uma troca de ideias que podem reestruturar o setor através de uma nova formação e atenção sobre estes aspetos que a UE já indica como fatores fundamentais do futuro do continente.
Esta é mais uma iniciativa desenvolvida pelo Roca Lisboa Gallery, na senda do compromisso assumido pela Roca, como sendo uma plataforma aberta ao debate e á intervenção cultural, onde diferentes agentes dos mais diversos setores trabalham em conjunto em prol da criação de novos modelos de sociedade, assentes em valores como o design, a inovação e a sustentabilidade. 

Veja algumas fotos do evento aqui.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.