15 / Novembro / 2019

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

CERTIEL dinamiza ações de formação para apoio aos profissionais na utilização do Balcão Digital

17 de Julho de 2014 às 11:55:04

tamanho da letra:

Notícias

Na sequência da renovação do seu Balcão Digital, a CERTIEL – Associação Certificadora de Instalações Elétricas está a dinamizar ações de formação direcionadas a técnicos e profissionais do setor, no sentido de simplificar procedimentos relacionados com a inserção de pedidos certificação de instalações elétricas pela internet.

O Balcão Digital da CERTIEL insere-se na política nacional de facultar aos cidadãos, em geral, e aos profissionais o acesso facilitado, através de plataformas online, a serviços públicos.
Nas primeiras ações de formação, realizadas na sede da CERTIEL, em Lisboa, participaram técnicos da zona de Sintra, que tiveram oportunidade de verificar que, com recurso a um tablet ou computador, é possível realizar todas as operações e consultas disponíveis no portal, de forma rápida e cómoda. A seleção de técnicos daquela zona do País revelou-se prioritária na sequência de um inquérito telefónico promovido junto de 100 profissionais que não utilizavam o Balcão Digital para inserir os seus pedidos, tendo sido apurados dois níveis de conhecimento, médio e básico.
Cada ação de formação tem a duração de três horas e é ministrada por três colaboradores especializados da CERTIEL, privilegiando-se um acompanhamento personalizado a cada formando, com um elevado cariz prático. De momento, a CERTIEL está a analisar os resultados obtidos nas sessões já ministradas, com vista a avaliar a possibilidade de iniciar novas ações de formação que poderão vir a realizar-se noutras zonas do País.
Carlos Ferreira Botelho, diretor geral da CERTIEL, explica que «esta formação que estamos a ministrar insere-se num contexto de capacitação dos técnicos que estão menos familiarizados com o uso de meios informáticos, a quem pretendemos dar a conhecer as especificidades do nosso Balcão Digital, que tem registado uma utilização crescente e constitui, de facto, uma ferramenta de extrema importância para os profissionais do setor». O diretor geral da Associação refere que «em 2012, do total de 34.109 processos, 13.697 deram entrada no Balcão Digital, o correspondente a cerca de 40%. No entanto, no ano passado, de um total de 27.492 processos, passaram pelo Balcão Digital 21.869, ou seja 80%, o dobro de 2012».
Entre as funcionalidades disponibilizadas pela CERTIEL no seu balcão digital é possível aos utilizadores; a inserção de todos os pedidos de certificado de exploração, independentemente do tipo de utilização das instalações; gravar temporariamente um pedido, com a possibilidade de o retomar mais tarde sem perda dos dados já registados; validar dados e verificar a existência de falhas no preenchimento; efetuar pedidos de certificação relativos a condomínios fechados; efetuar pedidos relacionados com tipo de “instalação coletiva”, “gerador de socorro” e “gerador de segurança”, sem que seja necessária a intervenção da CERTIEL; imprimir ou consultar o relatório da inspeção; fazer o download do certificado de exploração, que fica disponível no site para consulta do técnico, dispensando o seu envio por correio; obter a declaração de correção de não conformidades de pedidos que após inspeção ficam no estado “pendente de correção”;       

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.