15 / Dezembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Transações imobiliárias aumentaram no 1.º trimestre

28 de Abril de 2014 às 12:02:22

tamanho da letra:

Notícias

No primeiro trimestre deste ano foram transacionados cerca de 24 mil imóveis entre urbanos, rústicos e mistos. janeiro foi o mês mais representativo, com 37% do total.

Os números divulgados pela APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal registam um aumento das transações durante três trimestres consecutivos, face ao período homólogo, e, sublinha-se em comunicado, confirmam as previsões de retoma do presidente da APEMIP, Luís Lima. “O número de transações deste primeiro trimestre traduz o dinamismo crescente do mercado imobiliário português. Ainda que um pouco tímido, este valor é reflexo do progresso do mercado interno, que tem sido contagiado positivamente pelo programa de Autorização de Residência para Investimento e pelo Regime Fiscal para Residentes não Habituais”, afirma o responsável, que mantém, no entanto, algumas reservas no que diz respeito à fiscalidade aplicada ao Setor. “O incremento do mercado imobiliário português continua a ser travado pela forma como os contribuintes são taxados. Impostos como o IMT ou IMI têm ser readequados à realidade do país em que hoje vivemos. O IMI está transformado numa espécie de bomba relógio social, pronta a rebentar a qualquer momento, numa realidade que é tão dramática como assustadora, se tivermos em conta o final das cláusulas de salvaguarda previsto para o ano que vem” declara Luís Lima.
Nos primeiros três meses de 2014, a área metropolitana de Lisboa apresentou 6,8% do total das transações imobiliárias registadas, sendo que a representatividade da área metropolitana do Porto foi de 5,1%, números que atestam a diminuição da relevância destas áreas, que se refletiu no aumento de transações de imóveis rústicos, em cerca de 50%, em outras zonas do país. Leiria, Pombal e Loulé foram os municípios mais dinâmicos neste período.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.