20 / Novembro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Green Project Awards regressa este ano com duas novas categorias

11 de Abril de 2014 às 11:50:18

tamanho da letra:

Notícias

Consumo Sustentável e Cidades Sustentáveis são dois dos temas em destaque na 7.ª edição do Green Project Awards Portugal (GPA), com a criação, para o efeito, de duas novas categorias.

Ao longo de 2014, a iniciativa, desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e a GCI, pretende também criar momentos de debate e reflexão sobre os temas mais prementes para o desenvolvimento sustentável, através da criação de um ciclo de conferências em torno de temas como o Consumo Sustentável, a Economia Verde ou o “Capital Natural”, que fomentará o debate em torno de áreas como a agricultura, mar, floresta e biodiversidade.

Projetos que melhoram as cidades e o consumo

A categoria de Cidades Sustentáveis pretende premiar projetos que tenham produzido impacto positivo no ecossistema urbano no sentido de melhorar o metabolismo das cidades e a qualidade de vida dos seus habitantes, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento dos centros urbanos ao nível das várias dimensões da sustentabilidade (económica, social e ambiental).
Para esta categoria, a organização decidiu criar um Advisory Board, de modo a poder auscultar profissionais de diferentes setores e áreas que possam contribuir para a definição dos objetivos desta nova categoria e critérios de avaliação a considerar. Para o efeito, contou com a colaboração de Fernando Nunes da Silva, ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Vasconcelos, Presidente da Associação Portuguesa do Veículo Elétrico, e João Ferrão, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Por sua vez, a nova categoria Consumo Sustentável visa distinguir iniciativas provenientes de toda a sociedade civil e que tenham estimulado a adoção coletiva de novas práticas de consumo, levando a mudanças nos estilos de vida dos consumidores. Para esta categoria foram convidados como advisers Ana Isabel Trigo Morais, Diretora-Geral da APED, Vasco Colaço, Presidente da DECO, e Luísa Schmidt, Investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Conquista de Angola e Moçambique

O Green Project Awards foi apresentado a 27 de fevereiro, no âmbito da conferência “Inovação e Sustentabilidade nas Cidades do Futuro”, durante o qual foi debatido o papel das cidades sustentáveis na construção de um país competitivo, com enfoque nos temas mobilidade, inovação e, entre outros, governança e cooperação. Os presidentes das Câmaras de Águeda, Coimbra e Viseu partilharam iniciativas verdes praticadas nas cidades que representam.
Presente em Portugal, Brasil e Cabo Verde, o Green Project Awards já recebeu mais de 1000 candidaturas e reconheceu mais de 60 projetos. Em 2014, pretende ainda chegar a Angola e Moçambique.
Desde a sua criação em 2008, o Green Project Awards tem vindo a distinguir o mérito dos projetos que têm contribuído para promover a partilha de boas práticas que fomentem o empreendedorismo, a inovação, o desenvolvimento sustentável e a economia verde.
A 7ª edição do Green Project Awards é patrocinada pela Adene – Agência para a Energia, Águas de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Continente, Dalkia, Lipor, REN e Sociedade Ponto Verde.

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.