17 / Outubro / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

IHRU lança concurso para reabilitação do Bairro do Farol

01 de Abril de 2014 às 15:06:37

tamanho da letra:

Notícias

Dando sequência ao processo de intervenção nos seus bairros sociais, o IHRU iniciou o procedimento de reabilitação do Bairro do Farol, também conhecido por Bairro da Caixa, em Vila Real de Santo António.

O concurso público para a empreitada de reabilitação já está a decorrer e a apresentação de propostas termina no próximo dia 28 de abril.
O Bairro do Farol foi construído entre 1977 e 1980 pelo extinto Fundo de Fomento da Habitação e é composto por 18 edifícios e 92 habitações, das quais 76 são de tipologia T2 e 16 são de tipologia T3.
Em 1984, foram criados espaços para equipamentos nos pisos térreos, que hoje são propriedade da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
Ao longo dos seus 34 anos de existência, este bairro nunca teve obras de conservação geral, pelo que existem várias patologias e deficiências ao nível construtivo, nomeadamente deterioração das alvenarias, descasque da pintura, fendilhação e degradação das portas de entrada nos edifícios, das janelas e das caixas de correio.
A intervenção a realizar incidirá nas zonas comuns dos edifícios, tendo especial atenção na melhoria da eficiência energética da envolvente, através da aplicação de isolamento térmico ao nível das coberturas e ainda na reabilitação integral das redes técnicas de águas, eletricidade e telecomunicações nas partes comuns, informa o instituto em comunicado.
Destaca-se assim, “ao nível das fachadas, a lavagem, reparação e pintura, nas coberturas, a aplicação de isolamento térmico e impermeabilização com subtelha e telha cerâmica, nas fenestrações, a substituição das janelas de madeira por alumínio lacado com vidro duplo e a substituição das portas de entrada nos edifícios e das caixas do correio”.
A empreitada tem um investimento previsto de 700 mil euros – o custo médio por habitação será de 7.609 euros - e terá início já no 2º trimestre do corrente ano, prevendo-se a sua conclusão até ao final do corrente ano.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.