26 / Agosto / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014 dinamizou mais de 60 eventos que receberam mais de 10 mil pessoas

31 de Março de 2014 às 14:43:51

tamanho da letra:

Notícias

Terminou na passada quarta-feira, a Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014, palco de mais de 60 iniciativas que incluíram conferências, exposições, apresentações, workshops, passeios ou atribuição de prémios e que abrangeram um público de mais de 10.000 pessoas.

Os dados são da organização, que salienta o balanço “absolutamente positivo” do evento. “O evento conseguiu ter escala e amplitude, que são fatores determinantes para o sucesso de qualquer iniciativa, mas acima de tudo, afirmou-se como uma experiência agregadora, que reuniu todos os atores com interesse na reabilitação urbana num mesmo momento – entidades públicas com responsabilidade na área, associações, toda a fileira privada da construção e do imobiliário (desde construtores, promotores, arquitetos e engenheiros, consultores, materiais e equipamentos), banca, academias e, além disso, os consumidores da reabilitação urbana”, sublinha Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana.

No total, no Ciclo de Conferências do MUDE estiveram presentes mais de 120 oradores enquanto que a agenda do Espaço da Reabilitação Urbana envolveu outros 60 intervenientes.

Nos eventos paralelos, destacaram-se os passeios da reabilitação urbana LisNova-LisVelha, que durante sete dias levaram cerca de 200 pessoas a conhecer os principais pontos da reabilitação urbana na Baixa de Lisboa, e o Archikidz, o workshop de arquitetura para crianças que se estreou em Lisboa com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e durante o qual 200 crianças foram arquitetos por uma tarde.

De salientar também o Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, um dos pontos altos da iniciativa e que foi entregue no dia 20, na presença de mais de 300 pessoas. O galardão recebeu este ano um recorde de 48 candidaturas, tendo distinguido sete projetos. Também o concurso de fotografia “Olhares de Lisboa”, promovido pela CBRE, marcou a agenda e recebeu, na sua estreia, 55 fotografias a concurso.

Recorde-se que a Semana da Reabilitação Urbana teve dois polos de dinamização. O Espaço da Reabilitação Urbana, no Pátio da Galé, esteve patente entre os dias 19 e 21 de março, acolhendo uma mostra com mais de 50 empresas, associações, instituições de ensino, organismos públicos e a própria Câmara Municipal de Lisboa. Durante o período em que decorreu o evento, o MUDE, na Rua Augusta, recebeu o Ciclo de Conferências da Semana da Reabilitação Urbana, que integrou um total de 12 sessões ao ritmo de duas por dia, em torno de temas tão distintos como o financiamento, o turismo, os proprietários, as soluções técnicas ou o impacto social da reabilitação urbana. A iniciativa contou ainda com o ciclo de workshops organizado pelo LNEC nas instalações da sua sede.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.