26 / Agosto / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Túnel do Marão responde por 65% do valor das obras a concurso em fevereiro

26 de Março de 2014 às 15:52:56

tamanho da letra:

Notícias

A empreitada do Túnel do Marão, retomada com o lançamento de três novos concursos públicos, foi a principal responsável pelo aumento do valor total dos procedimentos abertos no passado mês de fevereiro.

De acordo com a análise estatística mensal do mercado de obras públicas efetuada pela AECOPS, em fevereiro, foram lançados 191 concursos públicos, no montante global de 331,0 milhões de euros, dos quais 201,5 milhões relacionados com a construção do Túnel do Marão.
As obras em causa deverão ser adjudicadas em junho, prevendo-se a sua conclusão para o final de 2015 e irão permitir concluir a ligação da autoestrada A4 Porto-Amarante à autoestrada da subconcessão Transmontana Vila Real-Bragança.
Um dos concursos refere-se à execução do túnel, em regime conceção/construção, com uma extensão de 5,9 km, e tem um valor base de 110 milhões de euros.
Já o segundo procedimento contempla a empreitada referente à ligação IP4 (A4) - sublanço Túnel do Marão / Nó de Parada de Cunhos, no montante de 48 milhões de euros, enquanto o terceiro concurso se reporta à ligação IP4 (A4) - Sublanço Nó de Ligação ao IP4 / Túnel do Marão e tem um valor de referência de 43,5 milhões de euros.
A informação recolhida e tratada pela AECOPS conclui, por outro lado, que, no período indicado, a Administração Local foi a entidade responsável pelo maior número de obras lançadas a concurso – 124 – mas que os responsáveis pela maioria do valor posto a concurso - 268,6 milhões de euros – foram “Outras Entidades”. 
Os trabalhos relacionados com rodovias e ferrovias foram o tipo de obra responsável pela maior parcela do valor dos concursos lançados no mês, devido aos trabalhos associados à construção do túnel do Marão, seguidos pela classe da construção de edifícios.
Por fim, o trabalho da Associação destaca que a construção nova representou 83% do montante total de trabalhos postos a concurso durante o mês, correspondendo a 76 concursos públicos, num total de 191, e a um valor de 274,1 milhões de euros, num montante total de 331 milhões postos a concurso.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.