21 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Inaugurado novo complexo da PJ a cargo da OPWAY

11 de Março de 2014 às 16:33:57

tamanho da letra:

Notícias

As novas instalações da Polícia Judiciária, projeto de construção executado pela OPWAY, com o objetivo de dotar a PJ de modernas valências no campo da investigação criminal e centralizar serviços, de acordo com as mais avançadas tecnologias e as melhores práticas na conceção de edifícios, são hoje inauguradas.

A empreitada, que compreendeu uma área de construção de 80 000 m², obedece a um ambicioso programa de espaços, edifícios e infraestruturas de apoio à prestação dos serviços daquela polícia.
Numa lógica de concentração de espaços, o projecto incluiu a remodelação do edifício da PJ e do antigo edifício do Arquivo de Identificação, que foram integrados nas novas edificações na parcela contígua da antiga Escola de Medicina Veterinária, adquirida para esse efeito.
O novo Complexo da Polícia Judiciária, que agrega também a Diretoria Nacional e a Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, compreende ainda cerca de 550 lugares de estacionamento com acesso a viaturas pesadas, uma carreira de tiro com 675 m² livres de pilares, com acesso de veículos, um laboratório da Polícia Científica com 10 000 m² e um heliporto. A equipa técnica de projeto foi montada e coordenada pela Saraiva + Associados, Arquitectura e Planeamento Urbano.
Para o presidente da OPWAY, Almerindo Marques, «esta obra envolveu uma complexidade elevada, não só a nível funcional como também a nível tecnológico e de soluções arquitetónicas e de engenharia. As competências técnicas da nossa equipa foram essenciais para responder aos desafios colocados por um projeto com as exigências que uma instituição desta natureza apresenta».

 

Concepção modular permite flexibilidade a alterações orgânicas na PJ

O novo complexo é composto por edifícios tecnologicamente de vanguarda, suportada por uma organização funcional flexível e adaptável de acordo com as necessidades eventualmente verificáveis ao longo do seu período de utilização, em todas as suas vertentes: demográfica, oferta de serviços de apoio, infra-estrutural, com boas condições de conforto e segurança para funcionários e condições de manutenção economicamente viáveis.
Para assegurar uma polivalência total, os edifícios novos apresentam uma concepção modular, que assegura a flexibilidade necessária às diferentes entidades que irão ocupá-los assim como permitirá uma fácil adaptabilidade às futuras necessidades decorrentes da evolução estratégica das instituições e às características organizacionais que vierem a ser implementadas.


“Edifício Inteligente” combina alta performance na utilização e na gestão


A integração das tecnologias no desenvolvimento dos espaços está ligada à sua própria concepção, que se traduz na criação do “Edifício Inteligente” pela sua capacidade de adaptação às mutações e alta performance na utilização, manutenção e gestão.
A OPWAY detém larga experiência na execução de projectos desta natureza,

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.