20 / Novembro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014 arranca hoje com agenda para todos os públicos

19 de Março de 2014 às 12:09:16

tamanho da letra:

Notícias

A Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014 chega hoje à capital, com uma agenda multidimensional dirigida a profissionais, estudantes, famílias, turistas e aos habitantes da cidade.

Durante sete dias, a iniciativa, que encerra a 26 de março, traz para as ruas de Lisboa a reabilitação urbana, com o duplo objetivo de sensibilizar a população para este movimento que tem regenerado as cidades portuguesas e de dinamizar o debate e contacto entre os profissionais e organismos que atuam nesta área.

Organizada pela Vida Imobiliária e pela Promevi, a Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014 integra conferências, workshops, apresentações, passeios, exposições e entrega de diversos prémios, atividades que se realizarão entre o Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, e o MUDE – Museu do Design e da Moda de Lisboa. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e com os patrocínios da Schmitt+Sohn, Secil, Decorpita, Ecociaf, Sonae Indústria, CBRE, Cushman & Wakefield, CIN, Grupo San Jose, Lucios, Amorim Corticeira, Modular Systems, Sika e a Weber, além do apoio de diversos parceiros institucionais.

Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana, afiram estar confiante no sucesso desta iniciativa. “Temos a certeza de que a diversidade de eventos e escala que conquistou, com mais de 50 empresas expositoras, vão ser motores para atrair público. Além disso, a localização dos principais palcos da Semana é também um propulsor muito importante. Queremos despertar todas as pessoas que por lá passam todos os dias ou passeiam e que, não estando sensibilizadas para a reabilitação urbana ou não tendo qualquer ligação à área, possam ter curiosidade em visitar os locais da Semana da Reabilitação Urbana”.

O Espaço da Reabilitação Urbana, localizado no Pátio da Galé, abre hoje portas e estará em funcionamento até dia 21 de março. Aqui, os visitantes poderão encontrar uma mostra com mais de 50 empresas, associações, instituições de ensino, organismos públicos e associações, além da Câmara Municipal de Lisboa, que estarão presentes em stands próprios e queirão também dinamizar eventos e ações, numa agenda que prevê mais de 50 iniciativas para o auditório de 80 lugares presente. O Espaço da Reabilitação Urbana integra três áreas distintas: a Área Institucional destacará as principais iniciativas da Câmara Municipal de Lisboa, dos organismos públicos e das principais associações profissionais que apoiam e promovem a reabilitação urbana. A Área Inovação acolherá as empresas que apresentam as soluções mais inovadoras para dar nova vida aos edifícios, com maior eficiência e conforto. Por seu turno, a Área Viver reunirá a maior oferta de imóveis reabilitados de sempre, convidando a voltar a viver, trabalhar, investir ou arrendar no centro das cidades. Os visitantes poderão ainda conhecer as três exposições patentes – dos finalistas do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana, do concurso de fotografia “Olhares de Lisboa” e dos vencedores do Prémio IHRU 2013.

No MUDE, decorre até 26 de março o Ciclo de Conferências da Semana da Reabilitação Urbana, que integra um total de 12 sessões e que envolve cerca de 100 intervenientes, em torno de temas tão distintos como o financiamento, o turismo, os proprietários, as soluções técnicas ou o impacto social da reabilitação urbana. As sessões realizar-se-ão ao ritmo de duas por dia, com interrupção nos dias 22 e 23 de março, sendo coorganizadas com um leque diverso de parceiros. Complementarmente, no dia 26, o LNEC organiza ainda um ciclo de workshops sobre Reabilitação e Conservação do Espaço Construído, no seu Centro de Congressos, em Lisboa, um evento que integra a agenda da Semana da Reabilitação Urbana.

Exposições, passeios, workshops e entrega de prémios marcam ainda a agenda da Semana da Reabilitação Urbana. Para sensibilizar os mais pequenos, o Torreão Poente do Terreiro do Paço recebe no dia 23 de março a iniciativa ARCHIKIDZ Lisboa, um workshop para crianças que chega a Portugal depois de celebrar edições em Amsterdão, Sidney ou Barcelona. Esta é uma iniciativa que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Ordem dos Arquitetos.

Todos os dias, de 19 a 26 de março, vão também decorrer os passeios da reabilitação LisNova-LisVelha, que prometem surpreender e abrir portas para mostrar os melhores exemplos de Reabilitação Urbana na cidade. Com início às 15h00 e duração de 3 horas, estes passeios pedonais vão percorrer um itinerário que passa pela Rua Augusta, pelo MUDE, pela Rua dos Fanqueiros, Rua do Comércio, Quarteirão do Banco de Portugal, Rua do Arsenal e Rua do Alecrim, com paragens em espaços públicos e privados de grande valor patrimonial e cultural, bem como a visita a espaços recentemente reabilitados.
 Com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e organização da Vida Imobiliária e da Promevi, está ainda previsto o jantar de entrega do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana 2014, que tem lugar amanhã, 20 de março, na Sala do Risco, no Pátio da Galé, e que distinguirá os melhores projetos de reabilitação urbana em Portugal. Também amanhã, serão anunciados os vencedores do concurso de fotografia promovido pela CBRE “Olhares de Lisboa, no MUDE.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.