17 / Novembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Rendas das casas no Porto voltam a descer

10 de Fevereiro de 2014 às 10:06:16

tamanho da letra:

Notícias

As rendas habitacionais no concelho do Porto voltaram a descer, apresentando uma quebra trimestral de 0,5%, revela o Índice de Rendas Confidencial Imobiliário referente ao 3º trimestre de 2013.

Esta descida segue-se a uma valorização de 1,1% no trimestre anterior, que tinha recuperado fortemente face ao 1º trimestre (quando as rendas haviam decrescido 0,3% em termos trimestrais). Ainda assim, em termos homólogos, as rendas continuaram a valorizar no 3º trimestre de 2013 (0,3% face ao mesmo trimestre de 2012), sendo este o segundo trimestre consecutivo a registar uma taxa homóloga positiva.
Em Lisboa, por seu turno, a descida foi menos acentuada no 3º trimestre (-0,3% face ao trimestre anterior) e a tendência é distinta, já que esta diminuição foi bastante menos acentuada (cerca de 1,4 pontos percentuais) do que a verificada no 1º trimestre, o que denota um abrandamento no ritmo de queda. Este mercado também verificou uma melhoria da taxa de variação homóloga, que no 1º trimestre era de -2,7%, evoluindo para -1,9% no 2º trimestre e para -1,3% no 3º trimestre, o que quer dizer que, ao longo do ano, a descida de rendas tem vindo a atenuar-se face a 2012.
Relembre-se que a nível nacional (de Portugal Continental), depois de uma recuperação trimestral para terreno positivo no 2º trimestre de 2013 (as rendas tinham crescido 0,8%), as rendas das casas em Portugal voltaram a descer no 3º trimestre face ao trimestre anterior (-0,4%). Ainda assim, este valor evidencia uma recuperação de 0,4 pontos percentuais face à descida que se tinha feito sentir no 1º trimestre do ano. Em termos homólogos, as rendas desceram 0,7% no 3º trimestre de 2013, representando uma recuperação, quer face à variação homóloga registada no trimestre anterior (-1,0%) quer face à observada no 1º trimestre do ano (-2,2%).

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.