21 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Investigadores desenvolvem detetor portátil de amianto

17 de Fevereiro de 2014 às 15:02:38

tamanho da letra:

Notícias

A equipa de um projeto de investigação e inovação financiado pela União Europeia está a construir o primeiro detetor portátil, em tempo real, de fibras de amianto no ar.

Segundo informação veiculada pela Comissão Europeia (CE), a ferramenta low cost ALERT, que terá o tamanho de uma broca de mão, deverá permitir aos trabalhadores da construção civil e topógrafos testar a presença do mineral em locais de construção e demolição. O projeto é coordenado pelo Reino Unido e envolve parceiros de Espanha, Holanda, Reino Unido, Itália e Estónia.
Recorde-se que, embora o uso de amianto em edifícios tenha sido proibido na UE em 2005, o seu legado mortal permanece. As doenças relacionadas com o amianto são a principal causa de morte no trabalho na Europa - até 100 mil trabalhadores por ano, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho.
Trabalhadores nas indústrias de construção e demolição, em particular, são continuamente expostos a partir de produtos antigos, como o isolamento, caixas de água, painéis de teto, pisos e revestimentos de parede com texturas.
Graças ao dispositivo portátil de deteção de amianto desenvolvido pelo projeto ALERT, estas vidas podem agora ser salvas, afirma a CE. 


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.