22 / Outubro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Nova ponte pedonal e ciclável sobre a 2ª Circular entra em fase final de construção

08 de Janeiro de 2014 às 16:31:41

tamanho da letra:

Notícias

A construção da ponte pedonal e ciclável sobre a 2ª Circular, em Lisboa, entrou na sua fase final, com o início, esta semana, dos trabalhos preparatórios para a montagem do tabuleiro.

Embora os trabalhos de maior complexidade nesta fase se desenrolem durante o período noturno, as faixas da esquerda (uma em cada sentido) serão suprimidas durante cerca de dois meses. O plano de trabalhos prevê ainda interrupções totais e parciais do trânsito durante cerca de duas semanas, sendo que estas ocorrerão apenas durante a noite, previsivelmente entre as 22h e as 5h.
A montagem do tabuleiro da ponte assinala a fase final deste projeto, que estabelece a ligação entre o Campo Grande, Benfica e o Estádio Universitário, numa extensão ciclável contínua de cerca de 9 km, que alarga a malha da rede de ciclovias na cidade de Lisboa.
O projeto desta ponte é da autoria de Telmo Cruz e Maximina Almeida, do gabinete de arquitetura MXT Studio, vencedor de um concurso de ideias lançado pela Fundação Galp Energia com o lema “Pontes para um futuro mais positivo”. O responsável pela execução do projecto é António Adão da Fonseca, que esteve envolvido em projetos de relevo como a Ponte Vasco da Gama, o Oceanário de Lisboa ou a Casa da Música, no Porto.
A ponte pedonal e ciclável enquadra-se no protocolo que a Fundação Galp Energia estabeleceu com a Câmara Municipal de Lisboa no âmbito do plano de mobilidade e “Estrutura Ecológica de Lisboa – Plano Verde”, que visa promover formas de mobilidade mais sustentável na cidade.
Além da ponte, as iniciativas da responsabilidade da Fundação Galp Energia incluíram duas outras obras que lhe são complementares: a construção do percurso ciclável entre Benfica (Quinta da Granja) e Telheiras e a repavimentação da pista ciclável do Jardim do Campo Grande. Estes dois percursos, que se encontram unidos e abrangem uma extensão ciclável contínua de 8,8 Km, já estão concluídos

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.