21 / Agosto / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Acordo histórico reconhece arquitetos portugueses no Brasil

22 de Novembro de 2013 às 14:29:01

tamanho da letra:

Notícias

A Ordem dos Arquitetos (OA) comunicou a conclusão de um acordo bilateral com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), entidade que regula a profissão no Brasil, que estabelece, define e harmoniza as condições de inscrição de arquitetos portugueses e brasileiros nos dois países.

Este acordo, a subscrever durante o próximo mês de dezembro e com data de entrada em vigor agendada para janeiro de 2014, permitirá, assim, que os arquitetos portugueses sejam reconhecidos naquele país e que os profissionais brasileiros possam igualmente registar-se em Portugal.
“Trata-se, sem dúvida, de um acordo histórico, o primeiro alguma vez celebrado pela OA ou pelo CAU com uma associação profissional estrangeira, que permitirá agora maior aproximação entre os arquitetos dos dois países”, refere a entidade portuguesa em comunicado.
Os termos do Acordo OA-CAU decorrem do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta celebrado entre Portugal e o Brasil no ano 2000, do Protocolo entre a OA e o CAU celebrado em março de 2013, assim como da Comissão Técnica constituída pelas partes para o efeito, cujo trabalho decorreu nos últimos quatro meses, acompanhado pelos presidentes da OA e do CAU.
Dados da Ordem dos Arquitetos apontam para a existência em Portugal de cerca de 16 mil arquitetos e para o facto de que, no último ano, 415 profissionais terem abandonado o País para trabalhar no estrangeiro. Entre os mercados preferidos estão os países lusófonos, sobretudo o Brasil, Angola e Moçambique, não só porque são economias em crescimento, mas também porque a língua facilita a comunicação.
Por seu turno, o Brasil tem 100 mil arquitetos, mas inúmeras oportunidades, atentas algumas lacunas de âmbito local.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.