11 / Dezembro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Preços das casas voltam a descer em setembro

08 de Novembro de 2013 às 14:50:58

tamanho da letra:

Notícias

Os preços das casas em Portugal continental voltaram a desvalorizar em setembro, apresentando uma descida mensal de 0,8% e homóloga de 3,9%, revelam os dados mais recentes do Índice Confidencial Imobiliário (ICi).

As casas novas foram as que mais desvalorizaram em setembro, com uma queda mensal de 0,9% e uma queda homóloga de 3,9%. Nas casas usadas, essas variações foram de -0,7% e -3,9%, respetivamente.
Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), a tendência foi semelhante à do mercado nacional, com uma queda mensal de preços de 0,7% e homóloga de -3,3%. Neste mercado, existiu, porém, uma diferenciação entre a habitação nova e a usada. As casas usadas apresentaram uma variação mensal positiva dos preços em 0,6%, enquanto nas novas a nota foi de desvalorização (-2,1%).
Em termos homólogos e ainda que as duas se tenham mantido em terreno negativo, os preços das casas novas agravaram-se 4,2% face a setembro de 2012, enquanto nas usadas os preços continuaram a desvalorizar (-2,8%) quando comparados com o período homólogo. Contudo, esta performance traduziu uma recuperação face à taxa homóloga observada em agosto.
Já no Algarve, os preços das casas subiram em setembro, apresentando uma valorização de 2,0% face ao mês anterior. No caso da habitação nova essa valorização foi de 2,3%, enquanto nas casas usadas a valorização mensal dos preços se ficou em 1,7%. Este desempenho terá influenciado positivamente a taxa de variação homóloga, que melhorou no total do mercado, embora mantendo-se em terreno negativo (-2,0%). Considerando a segmentação por estado de uso, as casas novas apresentaram uma performance homóloga de -4,2% em setembro, enquanto nas casas usadas essa variação foi de -0,2%.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.