21 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Santa Casa dá um milhão para reabilitar Igreja da Conceição Velha

25 de Outubro de 2013 às 12:13:20

tamanho da letra:

Notícias

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai investir cerca de um milhão de euros na recuperação da Igreja da Conceição Velha.

O segundo maior templo da Lisboa manuelina, depois dos Jerónimos, foi a primeira sede da instituição, antes do terramoto de 1755, e vai absorver um dos maiores investimentos por ela feitos na recuperação do património nacional, nas últimas décadas.
O projeto e respetivo investimento serão formalizados numa cerimónia no dia 29 de outubro, pelo provedor da Santa Casa, Pedro Santana Lopes, e pelo pároco da Igreja da Conceição Velha, Mário Rui Leal Pedras.
Em virtude deste projeto, “será devolvido à população o espaço para a prática religiosa, além de se criarem novas valências para atrair visitantes e dignificar este Monumento Nacional”, salienta-se num comunicado.
A Igreja da Conceição Velha, refira-se,  é Monumento Nacional desde 1910, bem patrimonial de excecional importância histórico-artística para a Santa Casa, como para a cidade e o País. O seu portal  –  considerado um dos mais relevantes exemplos do Manuelino, equiparado ao do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém -, assim como um baixo relevo de Nossa Senhora da Misericórdia e a capela do Santíssimo Sacramento, são tesouros desta igreja, que D. José mandou reedificar sobre as ruínas da antiga Igreja da Misericórdia, destruída pelo Terramoto de 1755.
 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.