14 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Atelier ARX Portugal ganha novo edifício do Conservatório de Música de Sintra

26 de Setembro de 2013 às 11:15:25

tamanho da letra:

Notícias

Dos seis projetos apresentados no concurso privado lançado em maio, a proposta do atelier ARX Portugal foi a selecionada pelo júri composto pelos arquitetos José Prata e Pedro Pacheco, engenheiro Nuno Santos e pela direção do Conservatório de Música de Sintra.

Da avaliação global das seis propostas em concurso, analisadas de forma anónima, o júri considerou que a proposta do atelier ARX Portugal, dos arquitetos José e Nuno Mateus, “é a que melhor responde aos critérios enunciados, com destaque para a qualidade da solução arquitetónica e adequabilidade da proposta ao programa, qualidade das opções construtivas e integração com o espaço urbano existente”, revela o dono da obra em comunicado.
Este concurso, recorde-se, surge na sequência de um protocolo de cedência de um terreno pela Câmara Municipal de Sintra para a construção do novo edifício do Conservatório, associação sem fins lucrativos, fundada em 1975, em Rio de Mouro.
O desafio lançado aos concorrentes exigia uma solução de construção faseada do edifício, que permitisse erigir de forma autónoma uma primeira área unicamente dirigida ao ensino artístico da música e, numa fase seguinte, as áreas destinadas ao ensino regular, criando então uma escola artística com ensino integrado.
O projeto vencedor será apresentado publicamente pelos arquitetos no próximo dia 5 de outubro, na abertura de um espetáculo de angariação de fundos por ocasião do Dia Mundial da Música e do Dia Mundial da Arquitetura.
O concurso lançado a 4 de maio de 2013 foi dirigido a nove ateliers nacionais, sendo que apenas seis responderam ao convite. Para além do ARX Portugal, estiveram em concurso propostas dos ateliers Caligrafia Urbana, Fernanda Ferreira e Ricardo Teles; João Brandão e Margarida Gomes; Ricardo Bakgordon; e Serra Alvarez. Todos os projetos estarão em exposição de 28 de setembro a 3 de outubro na Vila Alda, em Sintra, com entrada livre.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.