29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Batimat passa a reunir todas as técnicas e soluções para a Construção e Arquitetura

19 de Setembro de 2013 às 12:01:15

tamanho da letra:

Notícias

Pela primeira vez em simultâneo, o Batimat, o interclima+elec e o idéo bain, salões internacionais de referência para o setor da Construção, vão estar patentes no Parque de Exposições Paris Nord Villepinte, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2013, dando forma ao 1º Encontro Mundial da Construção e da Arquitetura.

Em conjunto, pretendem apresentar ao universo da Construção e Arquitetura um evento único, não só pela sua dimensão, como pela sua variedade, ao receberem cerca de 3.000 expositores (46% estrangeiros) e mais de 400.000 visitantes profissionais (20% dos quais estrangeiros e maioritariamente provenientes da Europa, Magrebe e Brasil) e ao colocarem em evidência uma abordagem global para os profissionais de ambos os setores. Em síntese, todas as competências, inovações, soluções e materiais estarão reunidos em torno dos mesmos desafios.
Neste contexto, quatro grandes temáticas da atualidade serão o fio condutor deste encontro: o desempenho energético e a construção sustentável; as acessibilidades e as comodidade na utilização de edifícios, um desafio prioritário, visto que em 2015 todas as construções abertas ao público terão de cumprir normas a estes níveis; a cidade do futuro e a arquitetura (tendo Londres como cidade homenageada no Batimat); e a dimensão tecnológica da construção (novas ferramentas e tecnologias de informação).
Nos três salões, as conferências e outros eventos paralelos visam complementar a visita aos stands, com informação pertinente e de qualidade.
Com um bilhete único para os três espaços expositivos, o evento estará organizado em halls dispostos por tema. Assim, o interclima+elec ficará nos Halls 1, 2 e 3, ao lado do idéo bain, o qual, por sua vez, se encontra no Hall 4.
Os diferentes setores do Batimat ocuparão o resto de Paris Nord Villepinte. Por seu turno, as Empreitadas Gerais e Urbanização (ZOOM) encontram-se em dois espaços interligados: Hall 5A e o 5B, enquanto o universo da Carpintaria & Serralharia estará reunido no Hall 6 e os Equipamentos e materiais para estaleiros se situarão num local privilegiado – Halls 7 e 8 -, com zonas exteriores.

A inovação no centro das atenções

Constituindo a inovação o primeiro motivo de participação para 96% dos expositores e 99% dos visitantes, mais de 2.000 novos produtos serão patenteados.
O Concurso de Inovação do Batimat, cujas inscrições se encontram abertas até 25 de setembro, passa agora a abranger os três salões. Os nomeados serão conhecidos em outubro e os vencedores no dia da abertura. Numa iniciativa inédita, a melhor inovação estrangeira será também distinguida.
Para difundir as inovações premiadas, serão montados espaços «Inovação» na entrada dos halls, permitindo que a visita se inicie com uma seleção de produtos inovadores.
Como novidade em 2013, o Batimat dedica três espaços às inovações nomeadas para o concurso: um dedicado ao setor da empreitada / Zoom / Informática; outro para a Carpintaria & Serralharia; e outro para os equipamentos e materiais para estaleiros.
À semelhança das edições anteriores, o Batimat reúne cinco universos de atividades: Empreitadas; Carpintaria & Serralharia; Zoom In & Out; Equipamentos e materiais para estaleiros; Informática & Novas tecnologias.
Constituindo um salão dentro do salão, o Zoom levanta o véu sobre as novidades ligadas ao revestimento de interiores e exteriores. Em 2013, foca-se nas últimas inovações em torno de três temas: a Matéria, a Luz e a Cor, configurando-se como um espaço de trocas de impressões e de conferências. Arquitetos e desenhadores poderão aí obter conselhos, informações e o retorno experiências ou, ainda, benchmarks de grandes projetos de ordenamento de interior ou exterior, em França e na Europa. O tema da acessibilidade e do conforto dos edifícios, assim como a tecnologia utilizada na construção através da maquete numérica serão assuntos tratados neste espaço.
Por outro lado, três grandes ações estar-lhe-ão relacionadas: Zoom Touch/a Matéria de Outra Forma, Zoom Conferências e o Zoom Lounge, o espaço acolhimento dos arquitetos. A propósito, na edição de 2013, os arquitetos e os gabinetes de estudo são os convidados de honra, sendo de destacar ainda a organização de novos eventos para a valorização de projetos inovadores. O congresso Arquitetura & Cidades, por exemplo, reunirá 30 arquitetos alemães, ingleses. Espanhóis e franceses de renome, que apresentarão os seus projetos mais recentes, todos de desenvolvimento sustentável, sendo também divulgados projetos concebidos por jovens arquitetos premiados.
Com zonas definidas em função de temas apresenta: o Batimat In Situ, onde estarão em foco 50 empreendimentos edificados em Paris, selecionados pela sua arquitetura, arranjos e inovação ecológica e tecnológica, que ilustram a modernidade das “Mutações Urbanas”, e onde uma exposição digital propõe entrar no raciocínio dos arquitetos, no projeto e na conceção dos edifícios e nos materiais com que foram realizados; o Batimat Off, que oferecerá visitas guiadas aos edifícios Batimat In Situ, assim como aos showrooms dos expositores.
Já no interclima+elec 2013 salienta-se o Grande Prémio Desempenho energético + Prémio de Arquitetura, que irá novamente distinguir o trabalho de um arquiteto, assim como a sua visão da eficiência na conceção de edifícios, através das suas mais recentes realizações, e, ainda, os prémios Smarthome, dedicados à domótica.
Por fim, no idéo bain 2013, a mostra ModesDeBains reinventa-se e põe em cena 20 soluções técnicas consideradas as mais eficazes para os espaços de banho.

O salão da eficiência energética dos edifícios

Depois de se ter imposto como local incontornável de encontro de fabricantes, comerciantes e instaladores em  redor da eficiência energética na Construção, o interclima+elechome & building realiza-se este ano num momento em que diversas novidades legislativas na área estão no seu auge.
Enquanto o interclima se estenderá pelos três primeiros halls de Paris Nord, as mostras elec, com oferta no que se refere aos sistemas de instalação elétrica, a domótica e o fotovoltaico, e, no centro desta, Smarthome, espaço para os atores da domótica e multimédia, ocuparão o Hall 1.
O salão será palco do fórum dos integradores de domótica (6 de novembro), onde os profissionais poderão descobrir avanços tecnológicos e novidades industriais.
A zona PV Energy, por seu turno, reúne os atores do solar voltaico.
Além do Concurso da Inovação, em cujo âmbito foram criadas três categorias - Engenharia Climática, Gestão inteligente da energia e Sistemas que utilizam energia renovável –, destacam-se dois eventos principais: Energy Performance + Architecture Award / EPAA, que chama a atenção dos profissionais para o desempenho energético na conceção dos edifícios e recompensa as realizações recentes de arquitetos internacionais; e o Smarthome Awards, concurso que distingue os profissionais da domótica que deram origem a obras exemplares.
São esperados cerca de 600 expositores, que apresentarão uma vasta oferta, e representarão todos os segmentos: aquecimento, águas quentes sanitárias, ventilação, climatização, frio, eficiência energética, instalação elétrica, gestão técnica da construção, domótica, energias renováveis.

O salão profissional da casa de banho

Organizado por iniciativa da Associação Francesa das Indústrias Sanitárias (AFISB), ideo bain, apresenta-se como uma vitrina do mundo dos espaços de banho e um convite à descoberta das tendências e das inovações.
Localizado no centro do grupo, no Hall 4, com o objetivo de estar em sintonia com a nova sinergia do Encontro, o ideo bain é este ano dirigido a 100% aos profissionais, sendo de referir que o salão convidou todos os distribuidores do segmento, assumindo as suas despesas de viagem e estadia e organizando uma visita personalizada do salão.
A tónica deste certame será posta nas últimas inovações técnicas e eficientes para responder às necessidades do mercado, as quais funcionaram como chamariz para 120 expositores, cobrindo a integralidade do setor e temas fortes como a Regulamentação Térmica 2012, a certificação internacional, a economia de água, o conforto/ ergonomia, sem esquecer a acessibilidade.
Os empreiteiros e donos de obra que pretendam informações sobre as novas aplicações para casas de banho podem deslocar-se ao espaço “ModesDeBains”, prioritariamente concebido para realçar produtos e inovações dos fabricantes e dar respostas técnicas aos grandes temas e preocupações dos arquitetos e instaladores de casas de banho.
ModesDeBains 2013 reinventa-se para pôr em evidência 20 soluções técnicas escolhidas entre os industriais mais reconhecidos, num espaço de 400 m2 concebido pelo arquiteto Fabrice Knoll. Neste âmbito, cada fabricante trará ao salão uma resposta a uma pergunta técnica sobre um espaço determinado, o que permitirá a recolha de 20 respostas técnicas.

Alargando fronteiras rumo às cidades do futuro

O espaço urbano e a cidade também se desenvolvem no Batimat. Atento o aumento da população mundial até 2050, as cidades enfrentarão um processo de constante mutação. Para o efeito, tomam-se como exemplos Londres e Paris.
Desde 2001, mais de uma centena de projetos de torres foram propostos para a cidade de Sua Majestade. No contexto do desenvolvimento sustentável e da globalização, elas oferecem uma solução privilegiada para a densificação urbana.
Em paralelo, o acento tónico é posto no desenvolvimento de quarteirões inteiros, que até ao momento estavam abandonados. É o caso de Stratford, que acolheu os Jogos Olímpicos de 2012. Após a sua organização, Londres tornou-se, pois, um exemplo em matéria de realizações e de soluções arquitetónicas.
Um ano depois da sua reabilitação, a zona onde se realizou a competição desportiva será objeto de balanço no congresso Arquiteturas & Cidades. Uma mesa redonda, com a presença dos arquitetos que conceberam esses projetos, analisará esta reconversão sob o aspeto público e privado e, numa segunda etapa, abordará a evolução de Londres através de emblemáticos projetos de arquitetura atuais e futuros.
Mas a cidade de Paris tem também uma resposta para a densificação das cidades e uma população que não para de crescer e que motivou o aparecimento do projeto urbano, social e económico «Grand Paris». A ideia repousa na renovação e no desenvolvimento de uma rede de transportes públicos de passageiros para a região da Ilha de França. O futuro metro automático Grand Paris Express contempla, em 2030, 200 km e 72 novas estações.
Sobre este traçado de transporte, vão poder imergir verdadeiros projetos urbanos, novos quarteirões que acolhem múltiplas funcionalidades, habitações e atividade económica, pólos universitários e equipamentos culturais, sobretudo em torno das estações.
Ainda no que diz respeito às iniciativas que vão além fronteiras, Argélia, Marrocos e a Tunísia figuram no Top 10 dos visitantes. Devidos às oportunidades de mercado que oferecem, este países revelam grande interesse para os países europeus, razão porque em 2013 lhes será facultada uma tribuna para apresentarem as respetivas possibilidades de negócio.
Por último, a Alemanha, exemplar na área do desenvolvimento da construção sustentável, terá um dia inteiro dedicado, com a apresentação das novas construções germânicas de grande eficiência energética. Uma manhã ou uma tarde será consagrada à abordagem técnica das construções e, num outro dia, terão a palavra arquitetos alemães, para apresentarem projetos exemplares.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.