25 / Agosto / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Especialistas e indústria debatem vantagens e aplicação do BIM, hoje e amanhã, no Porto

20 de Junho de 2013 às 15:28:38

tamanho da letra:

Notícias

Mais de 240 especialistas, construtores, projetistas, arquitetos e engenheiros de diferentes nacionalidades participam hoje na I Conferência Internacional dedicada à metodologia BIM (Building Information Modelling), uma nova tecnologia que está a mudar a forma de construir em todo o mundo.

O evento, promovido pelo BIMFórum Portugal e pelo Grupo de Trabalho BIM (GTBIM) da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) decorre hoje e amanhã, no Porto Palácio Hotel, no Porto, e evidencia a adoção do BIM a médio-prazo como um standard mundial, devido aos elevados ganhos de eficiência e competitividade que proporciona.
O primeiro dia da I Conferência Internacional BIM fica marcado pela visão e experiência de representantes governamentais, arquitetos e engenheiros sobre a nova tecnologia. 
Paul Morrell, consultor independente e ex-Chief Construction Advisor do governo britânico, enquadra a atual utilização do BIM na necessidade de o Executivo inglês se adaptar e tornar as obras públicas mais eficientes e sustentáveis.
Malcom Taylor, Head of Technical Information da Crossrail, demonstrou, por outro lado, a importância do BIM para a melhoria da comunicação no complexo processo de expansão das linhas de ferro em Londres e a forma como os modelos virtuais detalhados e a fidelidade do sistema permitem dar a conhecer ao consumidor o resultado final do projeto, minimizando através dessa partilha de informação o impacto da obra na cidade.
O dia de amanhã, que assinala o encerramento da Conferência, será dedicado à apresentação de case studies, entre os quais projetos promovidos por construtoras e pelos próprios clientes.
No que refere à aplicação do BIM em Portugal, será dada a conhecer a experiência da Mota-Engil que, entre outros, recorreu à nova tecnologia para o projeto de requalificação do Mercado do Bom Sucesso e o novo edifício da UPTEC da Universidade do Porto.

Nova tecnologia aumenta eficiência e competitividade na construção

O BIM é um modelo de representação virtual que permite, pela primeira vez, uma comunicação integrada entre todos os intervenientes no processo de construção, desde o planeamento até à manutenção.
Por ser um modelo virtual e colaborativo e possibilitar o acesso a toda a informação em qualquer fase do projeto, reduz os erros em 90%, minimiza os custos e inviabiliza derrapagens, reduz o tempo de obra (um mês em cada dez), os riscos e as omissões, garantindo que o projeto ficará, no final, tal como inicialmente planeado, dentro do prazo previsto.
Estas vantagens levam a que vários países estejam a preparar a sua implementação obrigatória: no Reino Unido, iniciou-se um programa público em 2012, tendo-se definido que até 2016 todos os projetos públicos deverão ser em ambiente BIM. Em Singapura, foi definida a obrigatoriedade para projetos grandes até 2013 (arquitetura) e 2014 (engenharia). Na Noruega, a Statsbygg, agência responsável por construir e gerir edificações públicas, usa BIM para todos os novos projetos.
Em Portugal, o BIM perfila-se como uma oportunidade para o Setor, ao permitir aos profissionais e empresas melhorar o seu desempenho e ombrear com grandes players mundiais nos países onde a tecnologia é ou venha a ser obrigatória. No setor público, a redução dos custos e do tempo de obra terá um impacto particularmente relevante.
O BIMFórum Portugal e o Grupo de Trabalho BIM da PTPC pretendem envolver toda a fileira da Construção no desenvolvimento das melhores práticas e normas para a gestão virtual de empreendimentos que permitam uma maior vantagem competitiva da indústria da Construção, tendo em vista a implementação obrigatória da tecnologia em Portugal.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.