06 / Dezembro / 2019

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

FISUEL debate em Portugal segurança elétrica

29 de Maio de 2013 às 15:18:15

tamanho da letra:

Notícias

A CERTIEL – Associação Certificadora de Instalações Elétricas organiza entre os dias 30 de maio e 1 de junho, em Lisboa, o encontro anual da FISUEL –Federação Internacional para a Segurança dos Utilizadores de Eletricidade.

No encontro, que se realiza pela segunda vez em Portugal e que conta com a participação da Direção Geral de Energia e Geologia, estarão presentes os membros da FISUEL, em representação de diversos países: Portugal, Argentina, Bélgica, República do Benim, Brasil, Camarões, Costa do Marfim, Inglaterra, França, Indonésia, Irlanda, Japão, Coreia, Líbano, Malásia, Nova Caledónia, Polónia, Arábia Saudita, Senegal, Singapura, Espanha e Suíça.
De entre as suas várias intervenções, a CERTIEL mostrará algum do trabalho que tem vindo a desenvolver em Portugal no que toca à sensibilização do utilizador de energia elétrica, com a apresentação, explicação e o visionamento do filme pedagógico da campanha “Usar bem a energia é um dever de cidadania”, que, de uma forma prática, dá a conhecer alguns exemplos de mau uso da energia elétrica e situações de insegurança.
Recorde-se que a CERTIEL assumiu no início deste ano a coordenação do Grupo Técnico Europa daquela associação internacional, que reúne as entidades congéneres da CERTIEL de 18 países.

Temas em destaque

Produtos defeituosos, segurança e acesso à eletricidade serão os três temas principais a debater no Encontro da FISUEL, que este ano tem como tema “Promoting better electrical safety worldwide”.
Carlos Ferreira Botelho, diretor geral da CERTIEL, explica que “a segurança é, de facto, a preocupação nos dias de hoje em Portugal. Atualmente, já quase não falamos de acesso à eletricidade, porque a grande maioria da população nos países desenvolvidos tem esse acesso garantido. Urge, sim, debater e promover as boas práticas, no sentido de que esse acesso e essa utilização sejam feitos de forma segura e onde a contrafação pode ter um papel muito negativo”.
O responsável salienta ainda que, “em Portugal, a CERTIEL tem vindo a desenvolver esforços no sentido de assegurar cada vez melhor segurança e eficiência na utilização da eletricidade, e isso também tem sido reconhecido pelos nossos pares, que acabam, alguns, por replicar as nossas práticas, adequando-as à sua realidade – sendo que, obviamente, este é um esforço global, e tem cada vez mais um papel essencial na educação do cidadão”.
O encontro anual da FISUEL “será um encontro com contributos muito variados, e com o qual poderemos ter uma visão muito abrangente da situação a nível global, estatísticas, boas práticas, questões que se impõem, etc.”, considera Carlos Botelho.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.