21 / Agosto / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Inovadomus propõe reabilitar com criatividade

08 de Abril de 2013 por Lurdes Neto às 15:35:07

tamanho da letra:

Notícias

Estudantes universitários, investigadores e profissionais ligados ao setor do habitat participaram, no último dia 3 de abril, no “Dia da Inovação” organizado pela InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro,

O programa contou com dois workshops - “100 ideias para a Reabilitação” e “Gerar e explorar ideias criativamente” – de que resultaram várias ideias que se podem agrupar em três grandes eixos. Primeiro, “a reabilitação deverá procurar processos e equipamentos mais ágeis e fáceis de montar e colocar, como por exemplo módulos transportáveis e leves, com acabamentos multicamada, que garantam o conforto e um custo inferior ao atual de aplicar em obra vários acabamentos”.
Em segundo lugar, “a renovação deverá procurar medidas e componentes ‘standard’, permitindo uma construção tipo “leggo” ou “meccano”, de modo a que as peças encaixem sempre, o que facilitaria e simplificaria os processos”.
Por fim, “a casa deverá servir todos os públicos, desde as crianças aos idosos, passando pelas pessoas com mobilidade reduzida e outros tipos de incapacidade, e interagir com a envolvente”. De igual modo, “a reabilitação deverá assegurar uma interação com o meio físico e com as empresas e entidades existentes na envolvente.
O “Dia da Inovação” culminou com uma criativa performance musical, em que foram idealizados e executados diversos sons a partir de materiais de construção, nomeadamente autoclismos, tubos de plástico e alumínio, luminárias ou azulejos. Este exercício de criatividade em cooperação permitiu transpor o ambiente industrial para dentro da casa, que é a atual sede da InovaDomus, e será, no futuro, o laboratório do habitat.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.