20 / Novembro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Sistema fotovoltaico garante autonomia de 25% à CNC

02 de Maio de 2013 por Lurdes Neto às 14:12:49

tamanho da letra:

Notícias

A CNC - Companhia Nacional de Carnes iniciou a produção de energia para autoconsumo em resultado da instalação, pela Ceasa em parceria com a Donauer, de um sistema fotovoltaico que lhe permite uma autonomia energética em 25 %.

O sistema em causa é considerado um dos maiores sistemas solares do País e consegue assegurar todo o consumo constante da produção e das três câmaras frigoríficas. «Trata-se de uma instalação fotovoltaica para autoconsumo direto», informa José Luis Herrera, o diretor do Grupo Ceasa Portugal, que desenvolveu o projeto e instalou os 268 painéis fotovoltaicos da Donauer Solar Systems  no telhado da CNC em Palmela.
Com uma potência total de 65,66 kWp, a instalação produz anualmente cerca de 95 mil kWh e evita a emissão de 63 t de CO2.

Investimento de 100 mil euros com retorno em cinco anos

«A produção de energia, que teve início a 25 de abril, destina-se ao consumo próprio e é diretamente injetada. Uma vez que este sistema não acumula energia, concebemos uma solução que assegura todo o consumo constante da empresa, o que faz 25 por cento do total, enquanto a energia necessária para os picos continua a ser comprada à EDP», explica José Luís Herrera. Desta forma garante-se que nenhuma energia é desperdiçada. Além disso, o sistema conta com um autómato que controla a produção a fim de regular a quantidade de energia fornecida para nunca ser maior que a consumida pela CNC. «Isto é importante, já que no fim de semana não há produção na fábrica. Assim, aos sábados e domingos, o sistema abastece apenas as câmaras frigoríficas.»
O investimento de 100 mil euros, apoiado pelo Proder, efetuado no projeto, concebido em 4 semanas e instalado em duas, ocupando uma área de 700 m2, deverá ter retorno dentro de 5 anos.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.