14 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

BEI e o Millennium bcp assinam contrato para emprestar 200 milhões a PME portuguesas

30 de Abril de 2013 por Lurdes Neto às 17:27:28

tamanho da letra:

Notícias

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Millennium bcp assinaram um acordo para a concessão de financiamento no montante de 200 milhões de euros a projetos de pequena e média dimensão promovidos essencialmente por PME e Midcaps.

O empréstimo, mobilizado com fundos do BEI para as PME e pequenos investimentos em Midcaps, pode cobrir até 100 % do custo dos projetos e financiará principalmente pequenos projetos nas áreas da indústria, turismo e serviços, incluindo investigação e inovação, energia e proteção ambiental, explica-se numa nota distribuída à imprensa.
Segundo as partes assinantes do acordo, o empréstimo visa aumentar a produtividade económica, promover uma utilização mais racional da energia e a diversificação dos recursos energéticos e fomentar iniciativas privadas nos setores da educação e da saúde. “Os projetos elegíveis para financiamento ficarão localizados maioritariamente em regiões de convergência em Portugal, contribuindo também para a coesão económica e social”, acrescentam.

Garantias aos mutuários

O empréstimo concedido pelo BEI apresenta condições preferenciais, incluindo prazos mais longos, calendários flexíveis de pagamento e juros mais baixos, no intuito de fomentar a criação de emprego, comprometendo-se o Millennium bcp a repercutir nos mutuários finais estas mesmas condições.
Prevê ainda a possibilidade de ser conjugado com um Instrumento de Partilha de Riscos gerido pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), em nome do BEI, em cooperação com a Comissão Europeia.
Por se tratar de um objetivo da UE, o apoio às PME faz parte das prioridades de investimento do BEI. Em 2012, esta instituição concedeu 13 000 milhões de euros em empréstimos para PME, beneficiando mais de 200.000 empresas em toda a Europa. Em Portugal, no mesmo ano, disponibilizou 350 milhões de euros para novas linhas de crédito concebidas para financiar os projetos de investimento das PME.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.