14 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

ACT entrega Relatório de Atividades de Segurança e Saúde de 2012 ao Parlamento

26 de Abril de 2013 por Lurdes Neto às 14:28:59

tamanho da letra:

Notícias

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) comemora o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, a 28 de abril, com uma sessão solene na Sala do Senado da Assembleia da República.

O evento, que terá lugar a 29 deste mês, segunda – feira, pelas 10 horas, o dia seguinte à efeméride que, este ano, ocorre a um domingo, conta com a participação do secretário de Estado do Emprego, Pedro Roque, e de várias entidades da administração pública, com destaque para o inspetor geral da ACT, Pedro Pimenta Braz, e para o subinspetor geral, Manuel Roxo, contando ainda com representantes dos grupos parlamentares com assento no Parlamento e dos parceiros sociais, que debaterão a prevenção das doenças profissionais no atual contexto económico e social, tema escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para as comemorações desta data a nível mundial, sob o lema “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”.

Prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores

Na ocasião, Pedro Pimenta Braz entregará o Relatório das Atividades de Segurança e Saúde no Trabalho de 2012, previsto em resolução da Assembleia da República, e assinará um protocolo com a OIT, representada por Mafalda Troncho, no domínio da informação e formação.
Segundo estimativas desta Organização, das cerca de 2,34 milhões de mortes por ano no trabalho apenas 321.000 são devidas a acidentes laborais. As restantes 2,02 milhões de mortes são causadas por vários tipos de doenças relacionadas com trabalho, correspondendo a uma média de 5.500 mortes por dia.
Em Portugal e segundo dados do ano de 2010, foram diagnosticados quase 2.600 casos de doença profissional. Ao contrário dos acidentes de trabalho, as doenças profissionais são quase sempre silenciosas, levando, por vezes, décadas a  manifestarem-se. Neste sentido é fundamental desenvolver em todas as empresas e serviços a avaliação de riscos, tendo como objetivo a implementação de medidas de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.