22 / Agosto / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Sessão pública em Évora abre comemorações do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

27 de Março de 2013 por Lurdes Neto às 11:13:35

tamanho da letra:

Notícias

A ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho promove no próximo dia 3 de abril, no Auditório da Universidade de Évora, uma sessão pública de abertura das comemorações do 28 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.

Na ocasião, que contará com a presença do secretário de Estado do Emprego, do inspetor geral da ACT e do presidente do município, entre outras entidades oficiais da área da saúde, universidade e segurança social, será também inaugurada uma exposição de fotografia da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, que irá estar patente no Museu daquela cidade.
Na manhã do dia 3 de abril estão igualmente previstas algumas ações de informação e sensibilização em escolas e empresas com destaque para a que se vai realizar na Escola EBI/JI da Malagueira, onde está prevista a participação de dirigentes da ACT, nomeadamente do inspetor geral, Pedro Pimenta Braz.
Durante o mês de abril a ACT vai organizar diversas atividades em colaboração com escolas, parceiros sociais e autarquias sobre o tema «Prevenção das doenças profissionais», promovendo em todos os distritos do território continental um modelo de comemorações descentralizado e assumido cada vez mais pela sociedade civil.

Mais de dois milhões de mortes por acidentes de trabalho

As doenças profissionais continuam a ser, a nível mundial, a causa principal das mortes relacionadas com o trabalho. Estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam  para  mais de  dois  milhões de mortes  relacionadas com o trabalho em todo o mundo! Em Portugal, calcula-se que morra uma pessoa por dia de acidente ou doença profissional, para além das incapacidades parciais ou permanentes, com pesados custos económicos e sociais para as pessoas e a sociedade em geral.
A prevenção das doenças profissionais foi a temática este ano escolhida pela OIT para as comemorações do Dia Mundial das Vítimas do Trabalho, anualmente celebrado a 28 de abril em todo o mundo.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.