26 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Duas estações de metro entre os Prémios Valmor

07 de Novembro de 2012 às 15:12:33

tamanho da letra:

Notícias

Os arquitetos Manuel Salgado, Carrilho da Graça, Nuno Teotónio Pereira, Gonçalo Byrne, Artur Rosa e Pedro Viana Botelho foram os vencedores do Prémio Valmor Municipal de Arquitetura.

O galardão atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa foi conquistado em 2007 por duas obras, nomeadamente, a Estação de Metropolitano do Terreiro do Paço, assinado por Artur Rosa, e o Hospital da Luz, em Carnide, da autoria de Manuel Salgado, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e vereador do Urbanismo e Reabilitação Urbana.
Também ex-aequo, receberam o prémio relativo a 2008 a Escola Superior de Música de Lisboa, em Benfica, um projeto de João Luís Carrilho da Graça, e a Estação Metropolitana e Ferroviária do Cais do Sodré, concebida pelos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Pedro Viana Botelho.
Relativamente a 2009, a obra distinguida foi o Edifício do Banco Banif-Mais, de Gonçalo Byrne, situado na avenida 24 de Julho.
O júri, que avaliou 137 obras de 2007, 155 obras de 2008 e 167 obras de 2009, atribuiu ainda três menções honrosas em 2007, outras três em 2008 e quatro em 2009.
Criado há mais de um século, o Prémio Valmor surge na sequência de um testamento deixado pelo segundo e último visconde de Valmor, diplomata, político, governador civil de Lisboa e apreciador de belas artes. Este prémio tem como objetivo a promoção e incentivo da qualidade arquitetónica, tanto em novas edificações como na reabilitação e remodelação de imóveis, conjuntos edificados e espaços verdes, sendo premiadas as obras que o júri elege como contributos significativos para a valorização da cidade de Lisboa bem como para a salvaguarda do seu património arquitetónico e também paisagístico.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.