15 / Julho / 2020

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Metro já liga Aeroporto de Lisboa ao centro da cidade

17 de Julho de 2012 por Lurdes Neto às 12:08:04

tamanho da letra:

Notícias

O Metropolitano de Lisboa conta, a partir de hoje, 17 de julho, com mais três novas estações que permitem efetuar a ligação direta do Aeroporto Internacional de Lisboa, situado na Portela, a S. Sebastião, no centro da cidade, em cerca de 16 minutos.

Autor: MC arquitectos

Com a inauguração da estação do Aeroporto de Lisboa ficam concluídas as obras iniciadas há mais de cinco anos na Linha Vermelha e que até ontem terminava na estação Oriente.
A empreitada agora terminada acrescenta à última linha da rede de metropolitano da capital, para além da estação Aeroporto, as estações da Encarnação e Moscavide, numa extensão de 3,3 km, que irão responder, segundo o Metropolitano, pelo transporte mensal de cerca de 400 mil passageiros.
Embora já seja possível ir até ao aeroporto de metro, a ligação direta entre a estação e o terminal das partidas, da responsabilidade da ANA, só deverá ficar concluída em novembro.

Meio século de história

A rede do metro fica, assim, sete vezes maior do que quando foi inaugurada, em 1959, com 6,5 km de extensão.
Na altura, a rede abriu ao público com 11 estações e uma única linha em forma de Y, constituída pelos troços Sete Rios-Rotunda (Marquês de Pombal) e Entrecampos-Rotunda, que confluíam no troço comum Rotunda-Restauradores.
Hoje, o metro tem 55 estações, espalhadas por quatro linhas (amarela, azul, verde e vermelha) numa extensão de 43 quilómetros.
Recorde-se que num futuro próximo, os planos do Metropolitano de Lisboa passam pela extensão Amadora-Este/Reboleira na Linha Azul, cujas obras deverão recomeçar em 2013, e pela criação de um interface no Terreiro do Paço.
Irão também decorrer obras nas estações da Baixa-Chiado e do Colégio Militar para melhorar as acessibilidades, nomeadamente a pessoas de mobilidade condicionada. A estação do Areeiro será também alvo de remodelação.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.