25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Notícias ver todas os artigos desta secção

Três milhões para regeneração de zona nobre de Lamego

02 de Dezembro de 2011 por Lurdes Neto às 14:48:43

tamanho da letra:

Notícias

A Câmara Municipal de Lamego vai investir mais de três milhões de euros na requalificação das avenidas históricas da cidade, situadas no prolongamento da escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

No âmbito da empreitada, denominada “projecto de requalificação do Espaço Público do Eixo Barroco”, as avenidas Dr. Alfredo de Sousa e Visconde Guedes Teixeira vão ser alvo da mais importante intervenção desde a sua construção, no início do século XX, com o objectivo de favorecer a livre circulação de pessoas e potenciar a sua componente turística e comercial.
O projecto, que será financiado em 80% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, abrange uma vasta área, que vai desde os postos de combustível situados junto ao Tribunal de Lamego até à escadaria dos Remédios, incluindo o Largo Camões, que acolhe o Teatro Ribeiro Conceição, a Sé Catedral e o Museu de Lamego, correspondente a 48.000 m2.

Apoio público e privado

De acordo com informação disponibilizada pelo IFDR-Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional, em concreto, a implementação do novo desenho urbano vai unir as duas avenidas, através da supressão da circulação automóvel em torno do Soldado Desconhecido, dando, assim, origem a uma nova artéria viária de grandes dimensões, sem quaisquer barreiras arquitectónicas e visuais e susceptível de passar a acolher iniciativas sociais e económicas de maior impacto.
Às árvores existentes, que serão mantidas, juntar-se-ão mais 113 novas, enquanto as zonas de estacionamento disponíveis serão reformuladas. Para o subsolo está prevista a renovação das infraestruturas básicas e à superfície serão utilizados materiais nobres, sobretudo granito, e colocado mobiliário urbano moderno. Os quatro espelhos de água, considerados os ex-líbris da Av. Dr. Alfredo de Sousa, serão mantidos.
As obras deverão arrancar ainda durante o primeiro trimestre de 2012 e durar cerca de um ano.
De salientar que Instituições públicas e privadas (IGESPAR, EDP, juntas de freguesia, entre outras), estão envolvidas, através da celebração de acordos de parceria, com a Câmara Municipal de Lamego para garantir o êxito deste empreendimento que promete renovar a área mais nobre da cidade de Lamego.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.