28 / Junho / 2022

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Roca avança com roteiro de sustentabilidade e lança plano de eficiência hídrica

22 de Março de 2022 às 15:33:10

tamanho da letra:

Agenda

Para celebrar o Dia Mundial da Água, a Roca organiza um Webinar, no dia 23 de março, sob o mote “Água Subterrânea: Visão Ecossistémica do Ciclo da Água”.

No contexto decorrente das alterações climáticas, em que a conservação da água ocupa uma preocupação central, é urgente a implementação de novos hábitos e medidas a nível global. No âmbito desta problemática, o Grupo Roca avança com um roteiro de sustentabilidade e lança um plano de eficiência hídrica. Juntamente com a empresa Veolia Water Technologies Ibérica, o Grupo Roca estabeleceu dois processos de produção, um para louça sanitária e outro para torneiras, nas unidades de Settat (Marrocos) e Eskisehir (Turquia), onde serão realizadas duas ações-piloto no âmbito de um plano global de auditoria ao ciclo integrado de água nas fábricas do Grupo.
Este projeto foi implementado com dois objetivos específicos: reduzir o stress hídrico nas áreas onde o Grupo opera e preservar este recurso, otimizando a utilização circular do mesmo. Os processos de produção de louça sanitária e de torneiras são os que requerem uma maior quantidade de água. Por esta razão a empresa vai iniciar o seu projeto-piloto nestas áreas.

A estratégia circular da água

De forma a alcançar os objetivos, o Grupo Roca, com a consultoria da Veolia Water Technologies Ibérica, implementou uma estratégia circular de água. O processo consiste em reduzir a utilização de água em todas as fases do processo de fabrico, evitando a utilização de fontes de água potável quando não for estritamente necessária: reciclando-a; digitalizando e controlando a sua utilização; segregando-a; quantificando-a e dando-lhe um valor; reutilizando-a e adaptando a sua qualidade a cada utilização específica para recomeçar o ciclo. Por outras palavras, o projeto baseia-se no sistema dos 6 R: Reutilização, Reciclagem, Recuperação, Regeneração, Reabastecimento e, consequentemente, Redução do consumo de água potável.

Um plano faseado

Numa primeira fase, o Grupo Roca planeia realizar uma auditoria às duas principais fábricas que se ocupam dos processos de produção de louça sanitária e torneiras, utilizando-as como projetos-piloto: Settat (Marrocos) e Eskisehir (Turquia), que são também as duas zonas do planeta com mais stress hídrico. Esta fase será realizada durante 2022, com duas auditorias físicas e consequentes recomendações.
Numa segunda fase, as recomendações e melhorias relativas aos processos e equipamentos obtidos no projeto-piloto, realizado em Settat e Eskisehir, serão dimensionados para as restantes fábricas. Na sequência destas ações vai ser elaborado um roteiro final que será implementado com o objetivo de avançar para a neutralidade da água no prazo de cinco anos.

Webinar Roca Lisboa Gallery: 23 março das 15h30 às 17h

Para chamar a atenção para a urgência da preservação deste recurso essencial e assinalando o Dia Mundial da Água (22 de março), a Roca organiza um webinar com o tema “Água Subterrânea: Visão Ecossistémica do Ciclo da Água”, que irá decorrer no dia 23 de março, das 15h30 às 17h, no Roca Lisboa Gallery. 
Este ano o foco é a água subterrânea que, apesar de não ser visível, representa a maior quota de água doce em estado líquido, a nível mundial. A água subterrânea detém uma grande importância no que respeita ao bem-estar humano e planetário, sendo responsável pelo abastecimento de água nos mais diversos sectores. Nas áreas mais secas do mundo, a água subterrânea pode ser a única fonte de água à qual as pessoas têm acesso.
O webinar vai contar com a moderação de Laura Korčulanin, fundadora do projeto internacional Give a Shit e Docente no IADE-EU e, contanto ainda com vários oradores convidados tais como, Santi Serrat, da Fundação We Are Water, Filipa Newton, da ADENE, e António Chambel, da Associação Internacional de Hidrogeólogos/ Universidade de Évora.
A sessão irá decorrer no programa Microsoft Teams, em inglês, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.