29 / Junho / 2022

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

PACGreen em destaque no dia 16 de março

15 de Março de 2022 às 16:15:12

tamanho da letra:

Agenda

A PTPC - Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção apresenta no dia 16 de março o Programa de Apoio à Qualificação para o Green Deal (PAQGreen), dedicado à promoção de eco-inovações nos setores da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).

O evento decorrerá online, a partir das 09h30, e tem por principais objetivos “introduzir publicamente o PAQGreen, apresentar os objetivos do projeto e sensibilizar os stakeholders para as temáticas relacionadas com o Green Deal”, refere-se num comunicado, onde se destaca que “tornar-se o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050 é o maior desafio e, simultaneamente, a maior oportunidade para a Europa”. 
O Green Deal, um ambicioso pacote de medidas que procura que os cidadãos e as empresas beneficiem de uma transição ecológica sustentável, será o tema deste evento promovido pela Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), entidade que gere o Cluster AEC.
Para apoiar a transição verde na Europa, o Pacto Ecológico Europeu será financiado por um terço dos 1,8 biliões de euros de investimentos do Plano de Recuperação do NextGenerationEU e pelo Orçamento de longo prazo da UE 2021-2027. 
Rita Moura, presidente da PTPC, afirma que “a transformação digital é um elemento chave da estratégia industrial para a Europa e é, em conjunto com o Green Deal, um dos “gémeos da transição’ que sustentam a agenda geral de desenvolvimento económico, técnico e social”.
O evento conta com a participação de seis oradores de renome e especialistas em oportunidades de financiamento nos setores da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), e visa a melhoria da competitividade das PME, através da sua habilitação para o desenvolvimento de eco-inovações. Estas, por seu turno, permitirão o desenvolvimento de novos produtos/serviços, cruciais para antever e responder a futuros desafios.
Através da intervenção do presidente do IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação, Francisco Sá, e da assessora para as Relações Internacionais da ANI (Agência Nacional de Inovação), Anabela Carvalho, o evento permitirá aprofundar a temática das oportunidades de financiamento e analisar como as entidades poderão alavancar os seus projetos.
“A contratação pública é um instrumento estratégico para a sustentabilidade”, refere Paula Trindade, coordenadora da área de Compras Sustentáveis e Circulares no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, que vai apresentar a perspetiva na área das compras públicas ecológicas e na área da contratação pública de inovação.

Para inscrição no evento, clique aqui.




Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.