03 / Dezembro / 2021

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Regeneração urbana em debate na Alfândega do Porto

23 de Novembro de 2021 às 15:47:32

tamanho da letra:

Agenda

A 9ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto arrancou hoje, 23 de novembro, e decorre até quinta-feira, 25 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

De regresso ao formato presencial, o evento vai reunir a indústria imobiliária, o poder público, associações e ordens profissionais, bem como diversas universidades, para debater a regeneração urbana nas suas múltiplas vertentes, propondo ainda uma visão detalhada sobre a realidade do Porto. 
Organizada pela Vida Imobiliária com o apoio da Câmara Municipal do Porto, e com o envolvimento ativo das principais associações do setor do imobiliário e construção, das Ordens Profissionais, bem como do universo Académico, a IX Semana da Reabilitação Urbana do Porto é de acesso livre, solicitando apenas o pré-registo dos participantes.
O programa prevê duas dezenas de iniciativas entre conferências, debates e seminários, dinamizados por 130 oradores em representação de mais de uma centena de entidades. Em complemento a este ciclo de iniciativas, o evento terá um espaço expositivo com mais de quatro dezenas de empresas, destacando-se os setores dos materiais de construção, bem como investidores, construtores, promotores ou consultores nas mais diversas áreas de especialização. As principais associações estarão também representadas com um espaço próprio, bem como a autarquia. 
A sessão oficial de abertura decorre entre as 15h00 e as 15h30, contando com as intervenções de Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação, Ricardo Valente, vereador do Pelouro das Finanças, Economia e Emprego e Pelouro do Turismo e Comércio da Câmara Municipal do Porto, Mário Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e Manuel Reis Campos, presidente da CPCI.
Segue-se um debate sobre as prioridades do Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do investimento em habitação, que irá envolver Pedro Baganha, vereador do Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Carlos Mineiro Alves, bastonário da Ordem dos Engenheiros, Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, e Paulo Caiado, presidente da APEMIP. 

Habitação em destaque

A Habitação será um dos temas de destaque na IX Semana da Reabilitação Urbana do Porto, sendo abordada numa perspetiva multifacetada, incluindo debates sobre as prioridades previstas no Plano de Recuperação e Resiliência para o investimento nesta área, os custos de construção e licenciamento, as políticas locais de diversas autarquias, bem como os subsetores do build-to-rent (a habitação contruída de raiz para o arrendamento) e senior living, além da sustentabilidade e inclusão. 
O programa desta nova edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto incide ainda sobre temas como a sustentabilidade e a tecnologia, sem esquecer as dinâmicas inerentes à cidade noutras áreas, como o turismo ou os escritórios. Sobre a sustentabilidade, a discussão será também alargada, passando pela eficiência energética, pela descarbonização dos edifícios ou pelas coberturas verdes dos edifícios. 
Um dos momentos altos do programa da Semana da Reabilitação Urbana do Porto será a apresentação e lançamento dos 10 anos do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, iniciativa que todos os anos premeia aqueles que considera serem os melhores projetos de reabilitação e requalificação das cidades portuguesas.
Quase a completar 10 anos, a Semana da Reabilitação Urbana tem edições anuais em Lisboa e Porto e afirma-se já como evento de dimensão nacional, de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado. 
A IX Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram e Saint-Gobain, A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, Casais, CBRE, CIN, Civilria, Fassa Bartolo, JLL, Morais Leitão & Associados, Mota-Engil Real Estate, PLMJ, Predibisa, Reify, Round Hill Capital e Victoria Seguros. Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, GECoRPA, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Arquitectos-SRN, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, CENTRO HABITAT, FEUP e RICS. 
Conheça a programação completa dos vários dias no evento aqui.  

A entrada é gratuita, mas sujeita a registo





Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.