20 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Tektónica 2021 abre portas de 6 a 9 de outubro na FIL

04 de Outubro de 2021 às 10:59:27

tamanho da letra:

Agenda

O Ciclo de Conferências Tektónica, o Fórum L’Habitat Portugal – Senegal, o Prémio Inovação e a Tektónica HUB marcam a diferença da 23ª edição da Feira Internacional da Construção, que se realiza de 6 a 9 de outubro na FIL.

A edição de 2021 da Tektónica organiza e apresenta um programa extenso, distinto e de referência para o Setor, com a apresentação de uma novidade: um Ciclo de Conferências com foco nos temas da Competitividade, Sustentabilidade e Resiliência na Construção, com a orientação científica e técnica do Ceris – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, do Instituto Superior Técnico.
Organizado em três dias e três temáticas, o Ciclo de Conferências Tektónica conta nos seus painéis com a participação das seguintes entidades: Ceris/IST (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability); Sistema LiderA do IST; Cluster Habitat Sustentável; Associação Smart Waste Portugal; Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto ; APCMC (Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção); AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), no dia 6 de outubro (4ªfeira), no painel sobre Construção e Economia Circular; IRHU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana); Anfaje (Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes); Grupo Preceram; Amorim Isolamentos; Metalusa e Modiko (Grupo Patrilar); IST (Instituto Superior Técnico); e Jornal Construir, no dia 7 de outubro (5ªfeira), no painel sobre Produtos Eficientes e contributo para a Funcionalidade e Sustentabilidade; AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal); ISEG (Lisbon School of Economics and Management); ADENE (Agência para a Energia); Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção; César Freitas Arquitectos; Ordem dos Engenheiros; e Ordem dos Arquitectos, no dia 8 de outubro (6ªfeira), no painel sobre Digitalização, Qualidade e Competitividade na Construção.

Os oradores, moderadores e restantes intervenientes podem ser conhecidos em detalhe no Programa disponível aqui, e as inscrições já se encontram abertas aqui.

Forum L’habitat Portugal-Senegal

No dia 07 de outubro, em colaboração com a Fundação AIP, FIL e Tektónica, ocorre a 1ª Edição do “Forum de l’Habitat Portugal - Senegal”, no qual está confirmada a participação dos ministérios do Urbanismo e Negócios Estrangeiros do Senegal, as instituições patronais e um conjunto importante de empresas e entidades que procuram promover em Portugal o programa nacional senegalês denominado “100.000 Logements”,  que será apresentado formalmente pelas autoridades do Senegal, através da agência de promoção senegalesa APIX.
É considerado pelas entidades oficiais de ambos os países um acontecimento “chave” para o setor da Construção e Infraestruturas e assume-se como um marco incontornável nas relações bilaterais, designadamente no segmento da Construção e Imobiliário e das Energias Verdes.
O “Forum de l’Habitat Portugal Senegal” resulta da iniciativa conjunta da Embaixada do Senegal em Portugal, da Fundação AIP, através da Tektónica, e da CCIPS|AO - Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal e África Oeste em Dakar, a qual é institucionalmente apoiada pela AICEP Portugal.
Na Tektónica participará igualmente uma delegação senegalesa, que se prevê a maior desde a visita presidencial do Senegal a Portugal em 2015, composta por um conjunto de empresas e instituições representativas do setor da Construção e Imobiliário e do sector bancário, com um plano previamente agendado de encontros comerciais bilaterais, com vista à promoção de negócio, gerando novas oportunidades para as empresas participantes e para todos aqueles que se interessem pela internacionalização e amplificação dos seus negócios e atividades no eixo  Europa e região da África Oeste, em particular entre os mercados de Portugal e Senegal. 

Veja mais informação sobre o fórum aqui.

Prémios Tektónica 2021: os melhores produtos e serviços do Setor 

A Inovação sempre foi um dos pilares em destaque Tektónica, que, a cada edição, distingue e premeia os produtos mais inovadores e sustentáveis do mercado da Construção. Nesta que é já a sua 23ªedição, são candidatos ao Prémio Inovação Tektónica 19 produtos e serviços de empresas e setores distintos. A avaliação e atribuição de 1º Prémio e 3 Menções Honrosas é da responsabilidade de um Júri constituído por especialistas de reconhecido mérito e capacidade técnica, e os produtos candidatos são avaliados com base nos seus aspetos técnicos, funcionais, estéticos e sociais. 
O prémio Inovação é uma iniciativa fortemente reconhecida pelas empresas participantes, visitantes e compradores profissionais e imprensa técnica, demonstrando o potencial inovador das empresas portuguesas que contribuem para o desenvolvimento do tecido empresarial nacional. Todos os produtos estão expostos na Tektónica e os produtos candidatos podem ser conhecidos aqui.

Tektónica HUB

O HUB é mais uma novidade da Tektónica e tem como objetivo juntar todas as atividades que ocorrem durante a feira e realizá-las num espaço próprio e inteiramente preparado para o efeito. No Tektónica HUB vão decorrer as Academias Tektónica, onde serão realizadas apresentações por parte das empresas participantes, nomeadamente comerciais, de lançamento de novos produtos ou novidades. É também o espaço para a realização de palestras temáticas e realização de wokshops técnico-profissionais.
A informação completa sobre todas as atividades, empresas participantes e condições para uma visita em segurança à Tektónica está disponível aqui.


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.