19 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Novo concurso universitário "Race to Zero" distingue projetos mais inovadores e eficientes

23 de Março de 2021 às 11:51:52

tamanho da letra:

Agenda

A Knauf Insulation lança um concurso destinado a estudantes de Arquitetura e Engenharia para premiar os projetos de habitação social mais inovadores e eficientes. As equipas vencedoras receberão até 25.000 euros em prémios. O prazo de inscrição é 28 de maio de 2021.

Com o objetivo de partilhar conhecimentos para chegar a um edifício com consumo zero de energia, a Knauf Insulation, empresa especializada na investigação, produção e comercialização de soluções de isolamento sustentável, anuncia o lançamento do “Race To Zero”, um concurso universitário europeu que premiará alunos que apresentem os mais ambiciosos projetos sociais na área da eficiência energética, inovação e sustentabilidade residencial.
“Esta é a primeira edição de um concurso que, com uma linha clara de abertura europeia e social, pretende reconhecer o talento dos jovens na conceção e projeção de uma nova era de edifícios construídos para um mundo melhor. Nesse sentido, “Race to Zero” oferece uma oportunidade única para reduzir as emissões dos edifícios e realmente contribuir para o maior desafio do mundo: o combate às alterações climáticas”, afirma a Knauf Insulation em comunicado.
Segundo Oscar del Rio, diretor geral da Knauf Insulation Iberia, “este concurso nasceu com a vocação de colocar o edifício no seu devido lugar no campo da sustentabilidade, dada a importância que tem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, segundo à estratégia de sustentabilidade 'For a Better World' da nossa empresa. Os edifícios são responsáveis por 36% das emissões de CO2 e 10 em cada 100 residências sofrem de escassez de energia porque não podem pagar suas contas. Por isso, queremos encontrar jovens inovadores que possam influenciar o progresso para continuar a lutar contra as mudanças climáticas desde o setor da Construção Civil e, assim, conseguir melhorar as condições de vida das pessoas”, explica Del Rio.
O concurso "Race To Zero" está aberto a equipas de até dois alunos das diferentes escolas e universidades portuguesas de Arquitetura e Engenharia, bem como a licenciados no último ano (2020). O prazo de inscrição é 28 de maio de 2021.
O projeto vencedor será “aquele que for capaz de reformular a eficiência e a sustentabilidade de um projeto de habitação de interesse social, oferecendo resultados inovadores, fiáveis e quantificáveis em termos de redução das emissões de CO2. Da mesma forma, deve melhorar o seu desempenho, conforto térmico e acústico, e garantir a resistência ao fogo e a boa qualidade do ar interior”, destaca-se no referido comunicado.
Os vencedores, além de receberem 15.000 e 10.000 euros pelo primeiro e segundo lugares, respetivamente, vão adquirir formação prática na sede da Knauf Insulation.
O júri irá avaliar a utilização de materiais com baixo impacto ambiental, a aplicação de metodologias digitais, como o BIM, a inovação e a gestão de recursos.
"O concurso 'Race to Zero' é uma oportunidade fantástica de encontrar novas soluções para os desafios da habitação social. Materiais inovadores, novas tecnologias e soluções sustentáveis estão aí, agora temos que encontrar as mentes ágeis que podem uni-los”, finaliza Oscar del Rio.

 As bases e informações para o concurso podem ser consultadas aqui.




Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.