26 / Fevereiro / 2021

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020 anuncia vencedores amanhã

16 de Setembro de 2020 às 15:38:36

tamanho da letra:

Agenda

Os projetos de reabilitação urbana vencedores da 8.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana serão conhecidos na quinta-feira, dia 17 de setembro, numa cerimónia com transmissão online a partir do edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, a cidade anfitriã da atual edição.

A cerimónia será conduzida por Bárbara Guimarães e tem início às 17h00, com transmissão em direto no site do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (https://premio.vidaimobiliaria.com) e nas redes sociais da Vida Imobiliária (Facebook, Vimeo e Youtube), que coorganiza esta iniciativa com a Promevi. 
Concorrem à edição de 2020 um total de 76 projetos de requalificação urbana, de norte a sul do País, incluindo ilhas, estando representados na corrida um total de 18 concelhos. 
A habitação é a categoria com maior número de projetos a concurso (51%), seguindo-se o turismo (26%), impacto social (18%) e comércio & serviços (4%). 
Ao longo das suas oito edições, entre 2013 e 2020, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana já recebeu cerca de 520 projetos candidatos. 
Serão distinguidas as melhores intervenções em 10 categorias, nomeadamente: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Habitação; Turismo; Comércio & Serviços; Eficiência Energética; Reabilitação Estrutural; Restauro; Intervenção inferior a 1.000 m2.
À exceção do prémio para o projeto com melhor eficiência energética, que é atribuído pela ADENE, os restantes vencedores são eleitos pelo júri constituído por cinco personalidades das áreas da Economia, Imobiliário, Arquitetura, Engenharia e Património. Integram o painel de jurados da edição de 2020, o economista João Duque, os arquitetos João Santa-Rita e João Carlos Santos, bem como os engenheiros Manuel Reis Campos e Vasco Peixoto de Freitas.
Criado para reconhecer a excelência e boas práticas na reabilitação urbana, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana assinala este ano a sua 8ª edição, premiando ao longo das suas anteriores edições 61 vencedores em Lisboa, Porto, Cascais, Guimarães, Oeiras, Coimbra, Braga, Sintra, Matosinhos, Évora, Melgaço, Carvoeiro, Arouca e Marco de Canaveses.  
O galardão é coorganizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi e conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal. Esta é uma iniciativa à qual a Secil se associa e que reúne apoios do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta ainda com os apoios da Schmitt+Sohn Elevadores, Savills e Victoria Seguros, na categoria platina, e da Revigres e Sanitana, na categoria ouro.
Na fileira institucional, a ADENE, o IMPIC, CPCI, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, União das Misericórdias Portuguesas, ALP, APPII, Ordem dos Engenheiros Técnicos, GECoRPA – Grémio do Património e a Associação da Hotelaria de Portugal são as entidades que apoiam o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.