03 / Abril / 2020

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Roca Lisboa Gallery acolhe exposição “12 Serigrafias de Arquitetos”

03 de Fevereiro de 2020 às 17:09:26

tamanho da letra:

Agenda

O Roca Lisboa Gallery acolhe a partir de 6 de fevereiro a exposição “12 Serigrafias de Arquitetos”, uma seleção de obras de reconhecidos arquitetos portugueses de várias gerações, que inclui contribuições de Siza Vieira, Souto de Moura e Carrilho da Graça.

“(…) a exposição enquadra-se na celebração dos 35 anos do Centro Português de Serigrafia (CPS) e vem prestar homenagem a Manuel Graça Dias (1953-2019), arquiteto, professor e pensador com um percurso ímpar na divulgação da arquitetura portuguesa”, lê-se em comunicado sobre a iniciativa organizada pela Roca, pela Ordem 
Comissariada por Graça Dias, que também assina uma das obras, a coleção “12 Serigrafias de Arquitetos” foi originalmente integrada nas comemorações do Dia Mundial da Arquitetura de 2014 e já passou por Bilbau, tendo sido pensada enquanto conjunto abrangente e representativo do panorama da arquitetura portuguesa contemporânea. Sobre ela, Graça Dias disse na altura tratar-se de “uma coleção bastante improvável, complexa e variada – sobretudo, menos previsível do que o habitual”, com obras de arquitetos “reconhecidos pela sua produção desenhada”. 
Serão exibidas no Roca Lisboa Gallery serigrafias de Álvaro Siza Vieira, Alexandre Alves Costa, Eduardo Souto de Moura, Carrilho da Graça, Manuel Graça Dias, Luísa Penha, Fátima Fernandes, Egas José Vieira, Pedro Ravara, Alexandra Margaça, Pedro Bandeira e Pedro Machado Costa. Uma seleção que João Prates, diretor do Centro Português de Serigrafia, afirma denotar “a generosidade, a grande capacidade de diálogo e o gosto pelo encontro imprevisível” que era transversal ao trabalho de Graça Dias.
A exposição “12 Serigrafias de Arquitetos” tem entrada livre e poderá ser visitada até ao final de maio, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. A sessão de inauguração terá lugar no dia 6 de fevereiro às 18h e contará com a participação de João Prates e de Jorge Vieira, diretor Geral da Roca em Portugal, José Manuel Pedreirinho, presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, e Egas José Vieira, sócio fundador do Atelier Contemporânea e autor de uma das obras da coleção. 
Para marcar presença no evento basta reservar lugar no website do Roca Lisboa Gallery. 

.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.