05 / Abril / 2020

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Evento ibérico analisa arranque das SIGI e futuro das SOCIMI

21 de Janeiro de 2020 às 11:54:47

tamanho da letra:

Agenda

Madrid vai receber, pelo terceiro ano consecutivo, os principais players do mercado imobiliário cotado na Península Ibérica. A Iberian REIT Conference assinala a sua 3ª edição a 11 de fevereiro, com co-organização da European Public Real Estate Association (EPRA) e da plataforma Iberian Property.


 

Em comunicado afirma-se que “este encontro permitirá conhecer, por um lado, como arrancou o regime REIT - Real Estate Investment Trusts em Portugal, ou seja, as chamadas SIGI - Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária, e, por outro lado, antecipar o impacto das mudanças fiscais e legais que se prevêm para o regime REIT em Espanha, as chamadas SOCIMI- Sociedad Cotizada de Inversión en Mercados Inmobiliarios.
Segundo explicou o CEO da EPRA, Dominique Moerenhout, que estará presente na conferência, “o mercado ibérico é um dos mais dinámicos da Europa e gera um enorme interesse entre os investidores, pelo que este encontro anual de análise das suas perspetivas e oportunidades é já uma referência para todos os que consideram aqui investir e comprometer-se a longo-prazo com o desenvolvimento do setor”.
O mercado ibérico de REIT’s é atualmente uma indústria a dois ritmos completamente distintos. Em Portugal, as SIGI entraram em vigor apenas na segunda metade de 2019, encontrando-se constituída a primeira entidade pela mão da Sonae Sierra e do Bankinter (a ORES Portugal), e estando também já a cotar na Bolsa de Lisboa, através de um processo de dual listing, a SOCIMI Merlin Properties. Já em Espanha, as SOCIMI são uma realidade consolidada e uma indústria com forte expressão no panorama europeu. Atravessam agora, contudo, novos desafios, com a intenção já anunciada do Governo de Espanha de introduzir alterações fiscais e de regulação a este regime. O setor mostra-se agora preocupado com a possibilidade de perder atratividade num contexto europeu de elevada competitividade, considerando que aumentar a pressão fiscal sobre as SOCIMI seria um passo atrás e uma oportunidade perdida para um mercado em plena expansão.

Discussão alargada ao impacto do investimento responsável

Além de refletir sobre o momento nos dois mercados da Ibéria, a Iberian REIT Conference irá também analisar o impacto no mercado de REIT das novas exigências globais a nível do investimento responsável. “Esta perspetiva da sustentabilidade e da responsabilidade social, ambiental e de governança (ESG, na sigla em inglês) nos negócios é cada vez mais uma exigência no investimento imobiliário. Para os REIT, onde as questões de transparência são centrais, os requisitos nesta área de ESG são cada vez mais um driver de primeira instância e o seu reporte é uma exigência crescente”, comenta o diretor da Iberian Property, António Gil Machado. De acordo com a EPRA, só em 2019, o número de empresas imobiliárias cotadas na Europa a fazer reporte de dados na área de ESG aumentou 30%.
Entre os oradores que participarão neste encontro destacam-se: o CEO da Colonial, Pere Viñolas, que integra pela primeira vez o painel de especialistas do evento; Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties; Miguel Pereda, diretor e CEO do Grupo Lar; Ignacio Martínez-Avial, Managing Director do BNP Paribas Real Estate em Espanha; e Andrés González de Cominges, diretor geral para o mercado ibérico de Corporate & Investment Banking do Santander.
Também participam Paulo Núncio, partner da Morais Leitão, bem como o responsável de Real Estate da AGEAS Portugal, Gilles Emond, e Manuel Puerta da Costa, membro da direção da APFIPP, entre outros especialistas.
A anterior edição da Iberian REIT Conference reuniu em Madrid mais de 250 profissionais das áreas de investimento e gestão de ativos, bem como das principais SOCIMI espanholas e dos setores imobiliários português e español.

 

 


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.