20 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Faculdade de Arquitetura do Porto inaugura exposição homenagem a Francisco Barata

16 de Janeiro de 2020 às 13:49:31

tamanho da letra:

Agenda

A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) inaugura hoje, dia 16 de janeiro, pelas 18h00, no Auditório Fernando Távora, a exposição homenagem ‘Francisco Barata. Continuar Inovando’, com uma sessão evocativa da vida e obra do arquiteto Francisco Barata (1950-2018), antigo diretor e professor da FAUP.

Imagem © Clara Pimenta do Vale

Integrada nas comemorações dos 40 anos da FAUP, a exposição pretende homenagear aquele que é um nome incontornável da arquitetura portuguesa e da denominada “Escola do Porto”.
Autor de projetos como o da Cooperativa de Habitação de Massarelos, do Castelo de Santa Maria da Feira ou da praça da Cadeia da Relação, Francisco Barata desenvolveu grande parte da sua carreira académica na FAUP, tendo aí desempenhado funções como presidente do Conselho Diretivo e do Conselho Científico. Distinguiu-se igualmente pela investigação desenvolvida sobre intervenção no património arquitetónico no âmbito do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo e dos cursos de Doutoramento, Mestrado e Estudos Avançados da FAUP.A exposição inclui uma seleção de 11 projetos considerados representativos da obra de Francisco Barata, com diferentes usos, programas e escalas de intervenção, nas quais prevalece a relação do novo com o pré-existente. Abrangem três décadas de atividade profissional envolvendo intervenções em espaço público, em monumentos nacionais, em equipamentos escolares, em habitação plurifamiliar e unifamiliar. 
A mostra é composta por desenhos, maquetas, fotografias de maquetas, fotografias das obras e publicações de textos de arquitetura.
A exposição 'Francisco Barata. Continuar Inovando' foi organizada, em 2017, pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Bologna - Campus Cesena, no contexto da presença do arquiteto como Professor Visitante Internacional do Mestrado em Arquitetura. Esteve já patente em Cesena, Ravena e Bari.
A mostra, de entrada livre, estará patente até 19 de fevereiro, na Galeria de Exposições da FAUP, de 2.ª a 6.ª feira, menos feriados, das 9h00 às 20h00. 


Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.