20 / Abril / 2024

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Souto de Moura e Kenneth Frampton conversam sobre Álvaro Siza em Serralves

08 de Janeiro de 2020 às 11:28:52

tamanho da letra:

Agenda

O Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves e a Casa da Arquitetura/Centro Português de Arquitetura organizam nos próximos dias 10 e 11 de janeiro “Diálogos Cruzados”.

A iniciativa celebra a presença simultânea de grandes exposições retrospetivas sobre as obras de Álvaro Siza e de Eduardo Souto de Moura no Museu de Arte Contemporânea de Serralves e na Casa da Arquitetura, entre o final de 2019 e o início de 2020, e debatem-se as inúmeras referências cruzadas entre esses dois arquitetos portugueses, ambos galardoados com o Prémio Pritzker. 
Em cada uma das sessões, um dos arquitetos discutirá o trabalho do outro, através da lente crítica de ambas as exposições, em conversa com um historiador e crítico de arquitetura de renome mundial. Em Serralves, no dia 10, pelas 19h00, com apresentação e moderação de Nuno Grande e Carles Muro, Eduardo Souto de Moura discutirá o trabalho de Álvaro Siza em conversa com Kenneth Frampton. 
O britânico Kenneth Frampton (Reino Unido, 1930) é arquiteto, crítico, historiador e professor de arquitetura na Universidade de Columbia, Nova York, desde 1972, sendo considerado um dos principais historiadores de arquitetura do século XX. 
Formado pela Architectural Association School of Architecture, em Londres, Frampton lecionou em várias instituições importantes, incluindo o Royal College of Art, em Londres, o ETH, em Zurique, o Berlage Institute, em Amsterdão, o EPFL, em Lausanne, e a Accademia di Architettura, em Mendrisio. Recentemente, em 2017, o trabalho universitário de Frampton foi  tema da exposição Educating Architects: Four Courses, de Kenneth Frampton, no Canadian Centre for Architecture. A Metropolis Magazine atribuiu-lhe o título de  Gamechanger em 2018 e foi  reconhecido, no mesmo ano, pelo seu percurso de vida, com o Leão de Ouro na Bienal de Veneza. 
Na Casa de Arquitetura, no sábado, dia 11, com apresentação e moderação de Nuno Sampaio e Nuno Graça Moura, Álvaro Siza discutirá o trabalho de Souto de Moura em conversa com Francesco Dal Co.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.